Buscar

Expo Turismo Sul do Paraná terá lançamento em outubro com evento no Clube Ucraniano



Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná possui 210 municípios no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo em 2022. Isso quer dizer que 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional.


O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas. Ou seja, o Paraná tem 8% das cidades do estudo.


E o Sul do Paraná é a mais nova Região Turística do Estado a integrar o Mapa Brasileiro do Turismo. Uma terra de gigantes, guardiães da natureza, da história e do tempo, de gentes e etnias que fazem o melhor para bem receber. No Sul do Paraná a gente vive bem no alto, em todos os sentidos, em altitudes que alcançam os 1300 m. Quem nos visita se encanta com o caleidoscópio que é nossa cultura.

“Aqui descendentes de poloneses, ucranianos, italianos e alemães, caboclos e indígenas se fizeram brasileiros do bem. Assim como nos desenhos das pêssankas ucranianas, os traços se cruzam e se fundem para criar uma mistura cultural sem igual. É bonito de ver a nossa gente compartilhando o mate, as receitas e a vida com todos que vêm nos visitar. Danças, folclore, religião, cultura e arte estão no DNA de nossa gente”, explicou ao A2 Daiane Scolaro, Presidente da ATEMA e do IGR Sul do Paraná.

Para apresentar o espaço turístico da região será realizada a “Expo Turismo Sul do Paraná”. O lançamento do evento será em 06 de outubro, no Clube Ucraniano de União da Vitória.

Na programação, apresentação Folclore Ucraniano Kalena, Palestra com Ângelo Sanches Thruler - Empresário, formado em Comunicação, Marketing, Jornalista, foi Presidente Nacional da Associação de Secretários e Dirigentes Turísticos do Brasil e ex secretário de Turismo e Cultura de Canela – RS.

1/7