Buscar

Formação de ciclone do Sul provoca alerta para tempo severo na região nesta semana


Risco para ocorrências como descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo é moderado nestas regiões em laranja do mapa


Uma área de alta pressão atmosférica marca as condições de tempo em Santa Catarina nesta terça-feira (04), com predomínio de sol entre poucas nuvens no Grande Oeste e Planalto Sul.

Na quarta-feira (05), o sol aparece entre poucas nuvens no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte há maior presença de nebulosidade.

As condições de tempo começam a mudar entre o final da tarde e noite, com condições para temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste catarinense, devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai, junto ao fluxo de calor e umidade vindo do norte. O risco para ocorrências como descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo é moderado nestas regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de quadrante norte/leste.

Desde o início da madrugada de quinta-feira (06), as condições são de tempo severo em Santa Catarina, dando início na região oeste, onde há condições para temporais com rajadas de vento e chuva intensa.

A chuva avançará gradualmente para leste, atingindo de forma organizada as áreas do Meio Oeste, Planaltos e regiões litorâneas entre o período da manhã e tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às condições de tempo, especialmente na região do Grande Oeste. Estas condições estão associadas ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa do RS, que reforça as instabilidades sobre o estado catarinense.


1/7