top of page
Buscar

Fortes chuvas trazem estragos e mortes a SC e orientação é para se evitar deslocamentos



As chuvas intensas de ontem (19) e desta terça-feira (20) mais uma vez castigaram Santa Catarina. A região de Camboriú, Itapema, Balneário Camboriú e São João Batista, município bastante impactado recentemente por outro grave período de fortes de chuvas é a mais afetada.


Atuam na região as equipes de Forças-Tarefa (FT) do CBMSC: 03, 07 e 13, respectivamente dos BBMs de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. Além disso, a FT 15, do BBM de Rio do Sul já está a caminho para apoio. A aeronave Arcanjo 01 também está a caminho para suporte na região.


Em Camboriú houve um deslizamento de terra e a prefeitura emitiu um comunicado confirmando dois óbitos de duas adolescentes irmãs, com idades de 15 e 17 anos. Segundo o mesmo comunicado, a irmã mais jovem delas, de nove anos, foi encaminhada ao hospital.


A região de Itajaí começou a apresentar alterações na manhã desta terça-feira. Na Grande Florianópolis, poucos chamados para atendimentos relacionados às chuvas.



Equipes dos bombeiros também foram acionadas hoje, por volta das 8h, para combater um incêndio em área industrial às margens da BR-101, em Penha.


Informações iniciais traziam a possibilidade de ser uma Emergência com Produtos Perigosos, portanto dois especialistas bombeiros foram convocados. Embora haja uma carga de uma tonelada de hipoclorito de cálcio, o incêndio não foi causado por este componente.


Os bombeiros reforçam que em caso de emergência a população deve acionar o CBMSC pelo telefone 193, porém que se mantenham calmas, pois nestas situações podem haver congestionamentos de ligações aos números de emergência, principalmente nos locais mais atingidos. A orientação é para que deslocamentos nessas e para essas regiões afetadas sejam evitados.


Nesta tarde seguem os atendimentos em Santa Catarina. Assim como o panorama matutino mostrou, a região do Batalhão de Balneário Camboriú segue a mais atingida, seguido pela região do Batalhão de Itajaí.


A aeronave Arcanjo 03, um helicóptero com base em Blumenau, está na região do 13º Batalhão, atuando em conjunto com as equipes.


Forças-Tarefa (FT) acionadas:


Atuando na região do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú: FT 13 (Balneário Camboriú), FT 03 (Blumenau) e FT 15 (Rio do Sul).


Atuando na região do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí: FT 07 (Itajaí) e FT 05 (Lages).


Em deslocamento para suporte: FT 06 (Chapecó) e FT 14 (Xanxerê)

1/9
bottom of page