França multa Microsoft em 60 milhões de euros por cookies publicitários

O órgão regulador de privacidade da França disse nesta quinta-feira (22) que multou a gigante de tecnologia norte-americana Microsoft em 60 milhões de euros (US$ 64 milhões) por cookies de publicidade aos usuários.
Na maior multa aplicada em 2022, a Comissão Nacional de Tecnologia e Liberdades (CNIL) disse que o mecanismo de busca da Microsoft, o Bing, não configurou um sistema que permitisse aos usuários recusar cookies tão simplesmente quanto aceitá-los.
O regulador francês disse ter constatado que “quando os utilizadores visitaram este site, foram depositados cookies no seu terminal sem o seu consentimento, enquanto esses cookies foram utilizados, entre outros, para fins publicitários”.
Também “observou que não havia botão que permitisse recusar o depósito de cookies tão facilmente quanto aceitá-lo”.
A CNIL disse que a multa foi justificada em parte por causa dos lucros publicitários gerados indiretamente a partir dos dados coletados por meio de cookies, que são pequenos arquivos de dados que rastreiam a navegação online.
A empresa recebeu três meses para corrigir o problema, com uma possível multa adicional de € 60.000 por dia de atraso. No ano passado, a CNIL disse que realizaria um ano de verificações contra sites que não seguissem as regras de uso de cookies da web.
Google e Facebook foram sancionados no ano passado pela CNIL com multas de € 150 milhões e € 60 milhões, respectivamente, por violações semelhantes.