top of page
Buscar

Guerra na Ucrânia deve acirrar ainda mais com chegadas de tanques alemães e outros reforços



A Ucrânia admitiu que suas tropas se retiraram da cidade de Soledar, em Donetsk. Seu porta-voz do exército confirmou a retirada à AFP na quarta-feira (24). "Depois de meses de intensos combates, inclusive nas últimas semanas, as Forças Armadas da Ucrânia deixaram Soledar e recuaram ao longo dos arredores para posições pré-preparadas", disse Sergiy Cherevaty. No início deste mês, mercenários russos afirmaram ter assumido o controle da cidade na região de Bakhmut. A cidade de mineração de sal esteve na vanguarda da luta feroz entre as forças ucranianas e russas, que querem usar a cidade e sua extensa rede de túneis para penetrar ainda mais no território ucraniano. Kyiv inicialmente negou os relatos de vitória de Moscou, dizendo que a batalha estava em andamento depois que o Grupo Wagner da Rússia afirmou ter tomado o controle da cidade em 10 de janeiro. "Soledar foi, é e será ucraniano", disse seu exército em resposta. Mas deverá haver resposta bélica. A Alemanha deve aprovar a tão esperada entrega de tanques Leopard para a Ucrânia na quarta-feira. Os EUA também estão pensando em enviar tanques para Kyiv, revertendo sua posição anterior. O Kremlin criticou a proposta, dizendo aos repórteres que os tanques fornecidos pelos EUA "queimarão como todos os outros".


De acordo com a revista alemã Spiegel, que se refere a suas fontes no governo, "A decisão foi tomada: a Alemanha fornecerá os principais tanques de batalha Leopard 2 para a Ucrânia", diz o relatório com respeito aos tanques Leopard 2 A6. O governo alemão também quer permitir que outras nações, como a Polônia, enviem esses tanques para a Ucrânia. Outros aliados, incluindo os da Escandinávia, também querem abastecer a Ucrânia com tanques de batalha Leopard 2.

As forças de defesa ucranianas eliminaram cerca de 123.080 invasores russos de 24 de fevereiro de 2022 a 25 de janeiro de 2023, incluindo 910 soldados apenas no último dia.

1/9
bottom of page