top of page
Buscar

Iguaçu vence por 3 a 0, mas título da Recopa fica com Avaí, nas penalidades



Por Marcelo Storck/A2 Portal


O sábado (25) marcou a decisão da Recopa no Antiocho Pereira, evento acompanhado por um público de aproximadamente 400 pessoas. O torneio combinado entre AA Iguaçu e Avaí (de Rio das Antas -SC) reuniu as duas equipes campeãs 2022 da taça Planalto e Liga Caçadorense, respectivamente.


Definida em dois jogos, a competição teve início no sábado (18) em Rio das Antas com o time da casa vencendo por 1 a 0. Ontem (25), no jogo de volta, a partida até começou equilibrada, com momentos em que o consciente time do Avaí, bem postado, chegou a ameaçar a meta do goleiro Alemão.


Mas, à medida em que a ansiedade da garotada do SUB 20 diminuía e as coisas passaram a se encaixar conforme o combinado, o vigor físico dos experientes visitantes também amainava diante de um campo bem maior do que o utilizado pelo Avaí.


Aí a Pantera urrou e teve até bola na trave até que Zonta (11) fez fila pela esquerda e abriu o marcador aos 34min do primeiro tempo. Iguaçu 1 a 0.


Após o intervalo, nos primeiros 10min da etapa complementar, o Avaí esboçou reação. Mas aos poucos a intensidade dessa pressão igualmente diminuiu e a garotada voltou a se sentir confortável até que Casemiro (20 ) que havia acabado de entrar marcou aos 17min, após boa jogada pela direita da grande área. Iguaçu 2 a 0.


A partir desse momento, os visitantes deixaram de pressionar até porque jogavam com o incompreensível regulamento da Liga de Canoinhas debaixo do braço. Afinal, mesmo que o Iguaçu marcasse outras infinitas vezes, a decisão seria nos pênaltis. O Iguaçu marcou, na verdade, apenas mais uma vez, novamente com Zonta aos 44min e construiu um placar de 3 a 0.

Aí, na cobrança dos pênaltis, a situação se inverteu. Se o Iguaçu estava mais inteiro fisicamente ao final da partida, emocionalmente o Avaí tinha a vantagem da experiência de seus atletas que foram irretocáveis nas suas cobranças. Já o Iguaçu teve uma que parou nas mãos do goleiro e, daí, fim de Recopa. No placar agregado: Iguaçu 3 x 1 Avai. No regulamento da Liga de Canoinhas, Avaí campeão nos pênaltis: 5 a 3.


Propósito A base do Iguaçu obviamente lamentou o caneco ter escapado, porém, explicou que a Recopa foi a forma encontrada para movimentar o time com vistas ao dificílimo Campeonato Paranaense SUB20.

Inicialmente, a ideia era realizar apenas dois ou três jogos-treinos, mas a Recopa surgiu como uma oportunidade de também trabalhar o psicológico da garotada diante do fato de ter um troféu em disputa, mesmo com esse detalhe no regulamento aplicado (da não existência de saldo de gols). Outra intenção era movimentar a torcida, o que de fato ocorreu.


Paixão inigualável: público no Antiocho foi maior do que muitas partidas do campeonato paranaense da 1ª divisão 2023 Essa cláusula que elimina saldo de gols tem explicação nas condições sociais do futebol amador, onde, não raras vezes, equipes que perdem a primeira partida da final "em casa", por exemplo, deixam de viajar para o segundo jogo por entenderem que não reverteriam o placar e seria apenas "mais uma despesa" financeira. Com a anulação do saldo de gols, o campeonato tem mais chances de chegar ao seu último jogo, entendem os organizadores da Liga.

Agora, o Iguaçu volta a campo no próximo sábado (1º de Abril) diante do fortíssimo Operário de Ponta Grossa, na primeira rodada do Paranaense SUB20. O jogo será às 15h no Antiocho Pereira, sem cobrança de ingressos.

bottom of page