top of page
Buscar

Imagem do raro golfinho cor-de-rosa ganha o prêmio mundial de fotografia subaquática



O raro boto-cor-de-rosa salta do rio Amazonas, enfiando o focinho bem alto na última luz do entardecer. É uma cena capturada pela criativa americana Kat Zhou, que ganhou o prêmio de Fotógrafo Subaquático do Ano de 2023.


Percorra a galeria acima para ver todos os premiados deste ano. Intitulada Boto Encantado, foi uma das 6.000 fotos enviadas por fotógrafos subaquáticos de 72 países.


“Existe uma lenda entre os moradores da Amazônia de que botos, ou botos, podem se transformar em belos homens conhecidos como 'boto encantado' à noite para seduzir mulheres. Embora eu não tenha presenciado essa evasiva transformação do boto, ao entardecer eu me encantei por esses belos mamíferos de uma maneira diferente”, disse Zhou, sobre seu estalo vencedor.


“Depois de ver como os botos às vezes traziam seus bicos acima da água, eu sabia que queria uma foto dividida ao pôr do sol. Embora a água estivesse tão escura que eu estava atirando às cegas, este golfinho me deu uma pose e um sorriso perfeitos.”

O juiz Peter Rowlands, editor da revista online Underwater Photography, elogiou a composição da imagem captada no maior rio da América do Sul.


“Esta é uma imagem perfeitamente cronometrada e composta de um assunto distinto, mas raramente bem fotografado, por isso se destacou da multidão desde o início. Como um chef reduzindo seu molho, essa imagem poderosa melhorou a cada visualização e destacou as imagens de qualidade incrivelmente alta que essa competição atrai. Um prazer de se ver.”
bottom of page