Lançamento da Virgin Orbit: fracassa primeira tentativa do Reino Unido de enviar foguetes ao espaço

Uma tentativa de fazer história na Europa ao lançar um foguete em órbita a partir do solo do Reino Unido terminou em fracasso após uma “anomalia” durante o voo. Depois de descolar da Cornualha, o avião da Virgin Orbit voou 10.600km sobre o Atlântico onde lançou para o espaço o foguete com nove pequenos satélites.
O foguete LauncherOne foi acionado com sucesso e acendeu seu motor principal, mas antes do próximo estágio ocorreu uma falha. Os organizadores da missão Start Me Up disseram que o foguete, com uma variedade de aplicações civis e de defesa, falhou em orbitar. A equipe espera tentar novamente nos próximos 12 meses.
Matt Archer, da Agência Espacial do Reino Unido, disse que a segunda etapa do lançamento sofreu uma “anomalia”, cuja causa está sob investigação.
“Na verdade, o foguete não atingiu a altitude necessária para manter sua órbita ou implantar os satélites e, portanto, a missão não teve sucesso”, disse Archer no Spaceport Cornwall.
Os eventos foram retransmitidos ao público em tempo real, à medida que a empresa trocava suas postagens nas redes sociais. “À medida que descobrimos mais, removemos nosso tweet anterior sobre alcançar a órbita. Compartilharemos mais informações quando pudermos”, tuitou a Virgin Orbit.