Buscar

Mínimas de -4°C e chance de neve em Santa Catarina a partir de segunda-feira (16)


Neve ocorrida em agosto de 2013, em São Joaquim - Foto: Nina Velho/SDR São Joaquim


Forte e intensa massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas na primeira onda de frio intenso deste ano em Santa Catarina. As mínimas podem chegar aos -4°C e há possibilidade da ocorrência de neve.


De segunda (16) à sexta-feira (20) a previsão é a da semana mais fria do ano segundo o meteorologista Piter Scheuer. No decorrer da tarde e noite do domingo (15) uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil.


De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, entre terça (17) e quarta-feira (18) são esperadas temperaturas abaixo dos 10°C em todo o Estado. Nos pontos mais altos da Serra pode fazer entre -2°C e -4°C. Entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, e entre 5°C e 10°C no Litoral e Vale do Itajaí.


De acordo com a Epagri é cedo para afirmar que haverá neve, mas há indicativos especialmente no Planalto Sul catarinense. Entre terça-feira (17) e quarta-feira (18) a condição pode ser registrada, pois é esperada elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e o Rio Grande do Sul, e temperaturas baixas de -1°C a 5°C, combinação que favorece a ocorrência de neve.


Também pode haver geada e para formação do fenômeno é necessário umidade relativa do ar e temperatura baixas. Essa condição deve ocorrer a partir de quinta (19), com temperaturas mínimas negativas.

Recordes

Na tabela abaixo você confere os recordes negativos de temperatura com registros de temperaturas mínimas (°C) mensais extremas em SC nos meses de inverno (Ref 2011)


Fontes: Epagri/ Ciram, INMET, Prefeituras Municipais, IBDF.




1/7