Mapa de Marte dos pesquisadores mostra o Planeta Vermelho em detalhes importantes

Os pesquisadores mapearam uma nova imagem impressionante de Marte, usando dois anos de dados coletados pela sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos. O mapa fotográfico semelhante a um globo foi compilado a partir de mais de 3.000 observações enviadas de volta à Terra pela espaçonave.
Foi costurado pelo Dr. Dimitra Atri, cientista pesquisador da Universidade de Nova York em Abu Dhabi, e sua equipe como parte de um projeto para desenvolver um atlas do Planeta Vermelho. Hope, a primeira missão interplanetária do mundo árabe, orbita Marte há mais de dois anos.
Os chefes do espaço anunciaram no mês passado que havia se mudado para uma nova órbita ao redor de Marte para estudar uma das pequenas luas do planeta. “Planejamos disponibilizar nosso mapa para todo o planeta, como parte do novo e mais avançado Atlas de Marte, no qual estamos trabalhando, e estará disponível em inglês e árabe assim que publicado”, disse o Dr. Atri.
“A esperança é que essa acessibilidade seja uma ótima ferramenta para pesquisadores e também estudantes aprenderem mais sobre Marte e mostrar as possibilidades que o setor espacial nos Emirados Árabes Unidos pode oferecer.”

O mapa de Marte mostra regiões e características do Planeta Vermelho em resolução excepcional, destacando todas as suas principais características, desde calotas polares e montanhas até remanescentes de antigos rios, lagos e vales.
Ele foi meticulosamente criado usando visuais capturados pelo Emirates Exploration Imager – uma câmera de alta resolução a bordo da sonda Hope. O mapa visa reforçar o conhecimento científico das mudanças importantes no clima que podem alterar fundamentalmente os planetas.
Outros pesquisadores criaram mapas, mas nenhum foi capaz de ilustrar as mudanças climáticas que o planeta experimenta em diferentes momentos do dia e durante diferentes estações.
“O mapa completo de Marte também aproxima os Emirados Árabes Unidos e o mundo árabe de alcançar o ambicioso objetivo da missão da EMM, de fornecer uma imagem global completa do clima marciano”, disse o Dr. Atri.
“Mais de 30 espaçonaves anteriores conseguiram capturar apenas um instantâneo do clima de Marte, enquanto o EMM seguirá as mudanças sazonais ao longo de um ano marciano.
"A sonda Hope está ajudando os pesquisadores a criar esta imagem global do planeta devido à sua posição estratégica. A Hope orbita Marte em uma órbita elíptica que lhe permite observar de muito mais longe do que qualquer outra espaçonave. uma imagem global do planeta”.