top of page
Buscar

MARCELO STORCK Coluna 07/03/2023


SANEPAR

A Sanepar anunciou recentemente que a obra de ampliação do sistema de abastecimento das Gêmeas do Iguaçu está em sua reta final. Com investimentos de aproximados R$30 milhões, a nova estrutura deve começar a operar ainda em março, com um incremento de produção de cerca de 36%, afirma a empresa. A Sanepar planeja ainda, para os próximos anos, a revitalização e a reforma da estação de tratamento de água do sistema integrado de abastecimento, com a implantação de estação de tratamento de lodo e mais 65 quilômetros de novas redes de distribuição de água, novas válvulas e equipamentos.


AINDA ASSIM Porém, a interrupção no fornecimento tem sido motivo de constantes reclamações da população, fato que iniciou 2023 como assunto principal e recorrente na Câmara de Vereadores de Porto União. A ponto de ecoar pelos corredores do Ministério Público que agendou para segunda-feira (13) uma reunião com representantes do executivo e legislativo para tratar do assunto.


FUMPREVI A Câmara de Vereadores de União da Vitória aprovou ontem (6) durante a 4ª Sessão Ordinária requerimento ao conselho fiscal e à administração solicitando informações sobre medidas que estão sendo tomadas para diminuir o déficit atual do FUMPREVI. Os vereadores pretendem avaliar as melhores alternativas a fim de que seja garantida a segurança ao servidor público municipal aposentado. Um tema que é recorrente, haja vista a bola de neve que se tornou a dívida com o fundo municipal. Em 2022 o município se posicionou com proposta, mas o funcionalismo pressionou e a revisão acabou sendo descartada.


HINO SC O deputado estadual Ivan Naatz (PL) defende a escolha de um novo hino oficial para Santa Catarina. O tema já foi objeto de debate - e muita polêmica - na década passada na Alesc e nos meios culturais do Estado. A ideia de Naatz é protocolar um projeto de lei propondo uma audiência pública para debater o tema e, possivelmente, a realização de um concurso para a escolha de um novo hino.


NEGOU Raimundo Colombo (PSD) negou que esteve com o ex-deputado estadual Gelson Merisio (Solidariedade) para tratar da filiação da dupla ao Progressistas, informação que alguns canais trouxeram ontem (6) em SC. Colombo afirmou que há mais de três meses não conversa com Merisio.


CONFIRMOU

A servidora de carreira, Claudia Klaus, é a nova gerente regional da CELESC. A confirmação foi feita no final da manhã desta segunda-feira (6) pelo deputado estadual, Edilson Massocco - líder do Governo na ALESC. Claudia Klaus é servidora de carreira da empresa e vinha atuando na Regional de Concórdia. Ela substitui Gilvan Menosso. Outra informação, confirmada por Massocco, é de que a agência da CELESC de Concórdia, antes subordinada a Chapecó, volta a ter um caráter de agência regional. Antes, a agência local se reportava à agência de Chapecó.


VISITA

O alto volume de atendimentos e o tempo de espera no Hospital Regional de São José foram tema da visita da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, à unidade NO sábado (4) . A visita técnica buscou avaliar a estrutura da unidade e discutir formas de reduzir a espera na emergência pediátrica e geral, além de dar agilidade para que os pacientes que aguardam fora de leito possam ser acomodados.


FUNDO SUL Uma reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nesta segunda-feira (06) tratou de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) por meio das Bancadas do PR, SC, RS, SP, RJ, MG e ES, a fim de constituir um Fundo de Investimentos (Fundo Sul) para infraestrutura, destinado às regiões Sul e Sudeste, da mesma forma que já existe no Nordeste e na região Norte. A ideia é aumentar em 1% os recursos para fortalecer o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de todo o país. O próximo passo agora é que as bancadas colham assinaturas necessárias para a aprovação da PEC no Congresso Nacional.


INTERPELAÇÃO O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a interpelação [procedimento judicial preparatório para eventual ação penal] feita contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por declarações feitas acerca das manifestações de 8 de janeiro, em Brasília. A decisão de Martins é de 16 de fevereiro, mas somente foi divulgada na segunda-feira 6.


ESCLARECER Deputados petistas pediram que o governador esclarecesse as declarações. Porém, o ministro Humberto Martins, antes de ouvir o governador, remeteu o processo ao STF, para avaliar a eventual competência para o caso de Zema. Em 16 de janeiro, o governador mineiro disse à revista Veja, sobre as manifestações em Brasília, que “as autoridades trabalharam para que os ataques ocorressem” e que “as ações terroristas eram desejadas para que se pudessem, como vítimas, obter supostos ganhos com a sociedade brasileira e a comunidade internacional”. O Inquérito 4.921 tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.


AMEAÇA O Presidente Lula ameaça não pagar os R$ 13 milhões em emendas individuais aos 209 deputados federais de primeiro mandato caso eles continuem apoiando a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A CPMI foi protocolada na semana passada pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE) e já tem o apoio de 33 senadores e 189 deputados. Depois da ameaça, três deputados recuaram. Contudo, outros parlamentares aderiram e não é possível saber o número exato de apoios, uma vez que André Fernandes parou de divulgar nomes favoráveis diante da ofensiva do governo Lula.


COMEÇOU Encerradas (ou não...) as eleições federais – embora seus resquícios ainda movimentem os bastidores políticos - o olhar já se volta para 2024, quando serão realizadas novas eleições para prefeitos e vereadores. Aqui em Porto União da Vitória, o corre-corre natural já é percebido, com o número de cafezinhos aumentando gradativamente.


EM PORTO UNIÃO Com o término do segundo mandato do prefeito Eliseu Mibach e a impossibilidade de sua segunda reeleição (Até esse momento. Lembremo-nos de que no Brasil, tudo pode mudar e em menos de 20 minutos), os bastidores são diferentes desta vez. Sem a presença física (como candidato...) do atual prefeito, a sensação de “maior espaço” já causa frisson. Mesmo entre aqueles quem veem como natural a indicação do vice Erico Rosencheg como cabeça da situação, há café sendo tomado todo dia para analisar um eventual “plano B”. Já a oposição – lendo a gestão atual - não é tímida e tem em suas fileiras comandantes que falam quase tal qual no quartel. Porém, com o brado invertido de “olhar à esqueeerda”...


EM UNIÃO DA VITÓRIA A criação de um cenário “mais amigável” em relação ao pleito municipal com vistas ao executivo passa até pela indicação do ex-prefeito Hilton Santin Roveda como secretário de Estado no Governo Ratinho Jr. Esse posicionamento, caso não mude novamente, arrefece o relacionamento das alas com o grupo liderado pelo Deputado Hussein Bakri, que se fortalece. E não vem apenas com a ideia de um “há lugar para todos”. Já é uma preparação de ambiente mais favorável para enfrentar a esquerda que tem na figura do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT) seu líder, força indiscutível que foi rejuvenescida com a eleição presidencial de Lula. Pleito dos grandes pela frente.


CHEGANDO O Iguaçuzão se aproxima da hora mais esperado por qualquer torcedor que é o da bola rolando. Os preparativos para a chegada em definitivo do experiente treinador Ageu Gonçalves já foram tomados. O Iguaçu estrei em casa, dia 30 de abril, diante do Patriotas.





cabecalho.png
bottom of page