Buscar

MARCELO STORCK COLUNA 13/06/2022


“Dago Carrero”





Se o Parque Beto Carrero World” comemora 30 anos em 2022, o do Dago Woehl pode ser menor em idade (22 anos de lutas), mas jamais em importância. E eu diria que igualmente importante em questões regionais. Esse Homem do rio, é o nosso “Dago Carrero”. Sonhador, lutador, inteligente, realizador, gente de fibra. Quem vai ao Parque Histórico Iguassú hoje vê muito mais que a preservação da nossa história regional tratada com imensos respeitos, amor e carinho. Vê um sonho, concretizado ao lado da querida Joana. Eu fui lá no domingo (12) para levar meu abraço de profundo respeito e admiração por este bravo homem. Parabéns, Dago!



Luxo X realidade

Não se resguardam proporções, haja vista que cada parque tem seus objetivos. Se equivalem em importância, como eu disse. Basta que saibamos valorizar mais o que é nosso. Entre o luxo do belo parque no litoral catarinense à realidade do Parque Iguassú, charmoso como ele só, há muitos valores culturais e, no caso "do nosso", ainda mais históricos. Pontos como esse, da foto, que é o "Armazém dos Tropeiros". Um túnel do tempo, na verdade, que te leva ao passado com simplicidade, como tudo era antigamente, mas muita paixão e realidade. É lindo demais.


Importante

O Parque Iguassú tem recebido muitos turistas de fora, sempre por agendamentos (42 9975-0238) , mesmo nesse período de frio. Aliás, justamente pelo nosso clima, um grupo de São Paulo vem para cá nos próximos dias para, além de excursionar, testar a funcionalidade de novas barracas térmicas lançadas pelas Nike. Vejam só.


Ciceroneando

O passeio guiado pelo parque, em meio às quedas d´águas que parecem terem sido colocadas cirurgicamente no terreno de quase 250.000m2 é um mergulho na história de nossos colonizadores e, daqueles que aqui antes estavam, os índios. Um passeio agradabilíssimo pelos carreiros às margens da represa que pode ser cumprido com a família e que fica muito mais interessante com as informações que recebemos dos guias Adriano Gabiec e Angélica Cardoso. Aliás, as geleias de morango são eles que produzem e você também pode trazer de lá como junto das melhores lembranças. Para saber mais:

http://parquehistoricoiguassu.com.br/

https://www.facebook.com/parquehistoricoiguassu


Mudanças

Passarinho não vi que cor me contou que poderá ocorrer, em breve, uma alteração estrutural no setor universitário local das mais importantes. União0 da Vitória, que já vê seu Centro Cívico sendo construído aos fundos do Estádio do Ferroviário, tem avançado também por meio da reorganização de espaços. Aliás, outro remanejamento deve ser quando da inauguração do novo Fórum. A prefeitura deve passar a ocupar o prédio do atual.


Drama


Essa é mais uma daquelas situações de doer no coração de quem é de bem. Em União da Vitória uma criança está sofrendo – muito – pelo desaparecimento de seu animal de estimação. O pequeno Felipe Lourenço, de 10 anos, até deixou de se alimentar adequadamente desde a última sexta-feira (10) quando Snowbel, seu gato, desapareceu da residência da família no bairro São Bernardo, na rua Manoel Estevão, em União da Vitória. De acordo com a mãe, Andreia Lourenço, o gatinho é castrado e bem dócil. “Se alguém viu por favor me avise”. O contato para informações é o (42) 99954-1190.


Edital

Com o objetivo de dar suporte e estimular a internacionalização de programas de pós-graduação, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou uma chamada pública para cursos de doutorado que tenham dupla diplomação no idioma inglês. O investimento é de R$ 2,6 milhões e as inscrições podem ser feitas até 11 de julho.


Programa

O Programa de Fomento a Cursos de Doutorado com Dupla Diplomação de Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina vai apoiar propostas de projeto para ampliação e estruturação de cursos de doutorado acadêmico e profissional com dupla diplomação, em todas as áreas de conhecimento, oferecidos exclusivamente no idioma inglês.


Objetivos

O objetivo é dar suporte e estímulo a consolidação dos programas de pós-graduação internacionalmente, fomentar o intercâmbio entre os países, estimular a aproximação das estruturas curriculares, ampliar a utilização de idioma globalizado, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos e diplomas em ambas Instituições e países, permitindo o desenvolvimento acadêmico e profissional do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do estado de Santa Catarina. Serão custeados até quatro projetos, preferencialmente qualificando uma proposta por Instituição de Ensino Superior (IES), que poderão receber até R$ 647 mil em um período de um ano. Esse valor será destinado por meio de bolsas para professores e alunos e passagens aéreas.


Conclusão



Associação de Moradores do Panorama recebeu ampliação e conta agora até com banheiro adaptado para cadeirantes. O ato de entrega da obra de benfeitoria foi realizado na semana passado oficializando a conclusão da obra. Para Hussein Bakri, que enquanto esteve deputado trabalhou para a viabilização de recursos junto com o prefeito Bachir Abbas, trata-se de uma obra importante pelo fato de cuidar de detalhes do cotidiano e, principalmente, de inclusão.





1/4