Buscar

MARCELO STORCK COLUNA 22/03/2022

Boca bendita


No sábado (19) eu tomei café com amigos da velha e boa guarda ali na boca bendita de União da Vitória, o Café Coimbra. Na pauta “da roda de blá” de tudo um pouco: do Iguaçuzão 2022 ao CTG Fronteira da Amizade, do trem ao buraco na passarela da ponte, de Roberto Carlos ao basquete local e muito mais. Aliás, muita gargalhada, pois rir (que não seja da desgraça alheia) continua sendo o melhor remédio. Às vezes o único. Na foto (grato) acima: José Luís Ruski, este jornalista e maestro, Ernani Bocudo (em pé), Jorge Schwartz, Roberto Jaeger, Valdir Klak e Alexandre Riper.

Valores Nesse bate papo aí, questões de valores. Valores morais, valores financeiros e valores locais. Iniciou a pauta frase em tom depreciativo que ouvi na sexta, quando orgulhosamente participei como saxofonista do projeto nacional ABBA Experience, assim que deixava os camarins do Ópera e seguia para o palco: “Mas são músicos daqui!”...

Participamos Este fantástico projeto de âmbito nacional (Lifeconcert) liderado pelo Maestro Eduardo Pereira, titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (SP), abraça o Brasil com espetáculos maravilhosos reunindo músicos de ponta (talvez, não os daqui para alguns...) por uma lógica simples de entender: o território nacional é grande demais para se deslocar um grupo único e cumprir os espetáculos semanais. Participamos nesta rodada eu, José Lírio (trompete) e Heleny Thomas (flauta). Aqui éramos “daqui”. Mas em Ponta Grossa e Curitiba, onde o espetáculo (e que espetáculo!) foi repetido, éramos de fora. Né?


Olhar Às vezes vejo nossa sociedade como panela de caranguejo. Essa expressão quem me apresentou, tempos atrás, foi o amigo Ricardo Heil. Dá a sensação de que por aqui, subir na vida (ou escapar da fervura), significa puxar o outro para baixo. Desliga o fogo, por favor! Vamos olhar as coisas boas que ainda ocorrem diante de muito sacrifício! E quando houver necessidade de crítica, que esta seja construtiva.

Antes Antes deste Abba, o projeto da mesma empresa - o Queen Experience - já havia contado (felizmente, parabéns, que bom!) com as presenças de, além dos colegas já citados aqui, Carla Kampmann (clarinete) e Anderson Fabrício Pereira (trombone). Prefiro essa notícia boa, juntamente ao sucesso alcançado pelo Thiago Zawalski no futebol (hoje na base do Internacional de Porto Alegre) e pelo Daniel Conceição, como árbitro de futebol, conforme o A2 mostrou com exclusividade. Por mais notícias positivas. E menos fervura… Iguaçuzão O presidente do Iguaçuzão, José Ruski, naquela boa expectativa de sempre. Desafios também. Time vai encarar, no entanto, uma segundona que, em tese, no papel (pelos nomes dos clubes participantes) será bem mais disputada e equilibrada do que em 2021.

CTG Eu já estava com saudades imensas disso. O CTG Fronteira da Amizade realiza no próximo 9 de abril Jantar Baile para Casais. Cartão individual a R$ 55 com aquela incomparável costela muito bem (e rapidamente) servida. A música estará a cargo do grupo Mahá que, oba, é daqui!


Atendendo Com atendimento especial voltado para a saúde da mulher neste mês de março, a Secretaria da Saúde e União da Vitória já atendeu a mais de 500 mulheres até o dia D da Campanha que aconteceu no sábado, 19. As mulheres que foram até as Unidades Básicas de saúde puderam fazer a coleta do exame preventivo de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos e também a solicitação de mamografias de rastreamento para mulheres acima de 50 anos, e para quem teve casos de câncer na família, além dos exames também foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis.


Segue A campanha ainda continua em todo o mês de março, e terá atendimento especial no sábado, 26, na UBS da Colônia Rio Vermelho, das 9h às 15h, e a UBS Josmar Babi, no centro, segue com atendimento estendido, das 17h às 20h nos dias 22, 24, 29 e 31 de março.

Segue também A Secretaria de Obras de União da Vitória realizou diversos serviços e obras durante a semana do dia 14 a 19 de março. As equipes realizaram o empedramento de diversas ruas no bairro São Braz e no Panorama e foram realizados atendimentos emergências depois das fortes chuvas da noite de terça-feira, 15, principalmente na área rural do município, além de diversos serviços rotineiros da secretaria.

Espetacular A programação de aniversário de União da Vitória está espetacular. Oportunidades e avanços em todos os setores. No cultural, nesta sexta tem o musical Rei Leão que é feito por gente daqui (Grupo Teatral Encanto | CEMEI Eneida Fagundes da Silva) e no sábado a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ambos gratuitos. Para o primeiro, ingressos esgotados. Para a orquestra, até ontem (21) havia assentos. É preciso retirar voucher na Secretaria de Cultura (antiga casa dos Amazonas, em São Cristóvão).


Rei Leão

A peça será apresentada pelo Grupo Teatral Encanto, que iniciou há 11 anos para uma apresentação na 1ª Noite de Artes do CMEI Professora Eneida Fagundes da Silva. Desde então, o grupo formado por professores, estudantes da rede municipal e artistas do município já apresentou diversas peças, entre elas “O Quebra Nozes” e "Alice no País das Maravilhas”. Bravo! Dedico Dedico a coluna de hoje à minha esposa Patrícia Storck e ao amigo Peterson Jaeger, que no fim de semana cumpriram com louvor o cadastramento do projeto do Instituto SIM na Plataforma + Brasil, numa continuidade para se buscar a liberação da emenda de R$ 100 mil indicada pela Deputada Carmen Zanotto (Cidadania - SC).


1/4