Buscar

MARCELO STORCK Coluna 9/2/2022


Militar A Câmara de Vereadores de Porto União realizou na noite de segunda-feira (7) a sua primeira Sessão Ordinária de 2022 sob a presidência do vereador Paulo Kovalski (PSDB). Na pauta, entre os projetos, quatro do executivo e três do legislativo. Destaque foi a aprovação na Consulta Pública para a implantação da escola cívico militar, em Porto União, no Núcleo Educacional João Fernando Sobral, bairro Bela Vista.


Trouxe O colega jornalista Marcelo Lula, do SCemPauta, trouxe em primeira mão esta semana parte de seu diálogo com o Senador Jorginho Mello (PL) sobre a impactante possibilidade de expulsão do deputado Maurício Eskudlark do partido (do qual estou vice-presidente em Porto União).


Falou Depois da reverberação, Eskudlark se pronunciou. O vice-presidente da Alesc defendeu já havia um acordo, de dezembro de 2020, de que ele seria o vice-presidente em 2022. Para Eskudlark, se não fosse ele, o PL perderia o cargo, “pois o deputado Marcius Machado não tem bom trânsito entre os parlamentares, o que mostrou a votação", afirmou.


Expulsão Sobre o pedido de expulsão feito pela base do PL estadual, Eskudlark disse que não acredita que o senador Jorginho Mello vai dar outro encaminhamento que não o arquivamento do ofício que só prejudica o partido. "Sou o deputado que mais corre o Estado, mais filiou em várias regiões do Estado. Tenho que rir mesmo disso", finalizou.


Informou Antes disso, o jornalista Marcelo Lula havia publicado. “O fato é que Jorginho não está nada contente com a situação. Me disse que não ficou nada resolvido na conversa que teve com Eskudlark, e que avalia o pedido de expulsão. Questionado se o deputado poderá ser expulso do partido, o senador foi taxativo: “É bem provável que sim”, afirmou”. Até o fechamento desta edição, não havia novidades a respeito de movimentações com relação ao episódio.


Fogo amigo Conforme eu disse aqui na semana passada, esse climão interno se deve à eleição da mesa diretora da Alesc. Líder do partido, o deputado Ivan Naatz indicou o colega Marcius Machado como candidato oficial. Eskudlark lançou candidatura avulsa e foi eleito vice-presidente.


Demitiu A Jovem Pan decidiu demitir o comentarista Adrilles Jorge. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira (9), após o ex-bbb fazer gesto alusivo ao nazismo durante um programa exibido na noite de terça-feira (8). De acordo com a nota divulgada, a emissora informou que “repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias”. E quem não?


Ouvindo Como as reações mudam de um lado para o outro aqui nas Gêmeas do Iguaçu quando o assunto é a movimentação de profissionais de classe na reclamação de seus pensamentos e direitos. O povo. Em resposta ao manifesto dos servidores municipais de União da Vitória com relação à reforma da previdência municipal - o Fumprevi -, Legislativo e Executivo responderam propondo abertura de diálogo entre as partes acerca do projeto que ainda não foi para votação.


Rótulos Tenho sido rotulado por desafetos políticos (e sociais) de A, B e C. Mais de C. É normal, principalmente nesses tempos de bravura indômita na Internet que transcende ao filme disponível na Netflix (bom, aliás). Na vida real - na minha vida real - tem sido recorrente eu ser lembrado quando ninguém mais quer publicar assuntos desagradáveis da sociedade local. Como se discutir pensamentos e opiniões publicamente fosse alguma espécie de crime. Apesar de não ser, eu continuo me posicionando abertamente a tais publicações diante da ótica profissional jornalística mesmo com risco “de ser condenado” - ou rotulado. Felizmente, o julgamento também é diferente nos dois lados dos trilhos.


Doentia A sociedade está virtualmente doente. Publicamos ontem (9) a maravilhosa notícia do nascimento de uma bebê “Calmonense” dentro de uma viatura na avenida Santa Rosa (Porto União) sob o zeloso cuidado dos bombeiros. Veja, uma notícia que celebra a vitória da vida e a importância de tão honrosa farda. Creiam, teve quem deu jeito de “achar” defeito na reportagem e com isso tentar nos desgastar. Aspas Certos da questão geográfica, redigimos “Calmonense” assim mesmo, entre aspas, já como uma grifo nosso que evidencia o sentido figurado que a palavra cumpria no título. Apesar disso, independente dela ter nascido em território porto-unionense, pode ser registrada como nascida em Calmon (SC). É o que permite a Medida Provisória 776/2017, determinando que a certidão de nascimento poderá indicar como naturalidade do filho o município onde ocorreu o parto ou o de residência da mãe na data do nascimento, desde que localizado no Brasil. Desde 2017.


Assim sendo Não somos, nem me considero dono da razão, mas não significa abandoná-la. E sou adepto do debate de ideias. Não me incomodo se alguém contrapor uma sugestão minha de impacto coletivo com a sua, afinal, isso é evoluir pensamentos e ações. Mas desde que pautados pelo respeito e pela consideração. E com assuntos de relevância. Dai-me paciência.


Participo Além da conclusão (TCC) de minha pós-graduação em Regência Orquestral (Facec/Alpha – São Paulo) estou participando neste momento, ao lado de 32 maestros do Brasil (e um da Argentina), do curso ministrado pelo Maestro Roberto Tibiriçá, expoente brasileiro da Orquestra Sinfônica Brasileira, Osesp, entre outras.


Selecionado


Com muito orgulho tive meu vídeo regendo (Salvador Rosa | Carlos Gomes) como objeto para ser selecionado entre os 14 maestros que participam, dias 22 e 23 de fevereiro em São Paulo, da fase presencial do trabalho que estamos realizando sob a batuta do Tibiriçá (cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música) desde o começo do ano com a 6ª Sinfonia de Beethoven (Pastoral). Atuarei com ouvinte (daí as aspas na chamada da coluna...).

SIM As aulas do Instituto SIM já foram retomadas. De segundas às sextas-feiras, das 14h às 20h30, na sede de União da Vitória (Rua Barão do Cerro Azul, 277 | Igreja Batista). As classes de sopro e percussão já estão disponíveis. Em breve abrem as aulas de cordas para violinos e violoncelos. As atividades têm apoio das empresas Jeep Auto Premier, WDD Motos, Softniel´s, Butiquim e CNN Veículos.

1/7