top of page
Buscar

MARCELO STORCK Opinião 26/10/2022



Merecidíssmo

As Câmaras de Vereadores de Porto União e União da Vitória concederam, digna e acertadamente, suas honrarias em 2022 a personalidades locais promovendo o que posso definir como “real justiça”. Porto União entregou, em setembro, os títulos de Cidadão Honorário para a Doutora Maria Cristina Metzler; à Professora Therezinha Leony Wolff; ao Doutor Ayrton Rodrigues Martins e ao jornalista Antonio Hugen Godoi. Bravo!


Em UVA Em União da Vitória, a amiga Therezinha Wolff foi homenageada na sexta-feira (21) com o quadro sendo entregue pelo Presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto e sua Vice, Alandra Roveda Grando.


Reclamou O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, reclamou ontem (25) da demora da Sanepar em concluir a obra de extensão de esgoto iniciada há mais de um mês na rua Padre Saporiti, no bairro Nossa Senhora do Rocio. Abbas também destacou o prejuízo à malha viária do local, principal trajeto dos universitários que cursam a UGV.


Sensato O prefeito anunciou um decreto que proíbe a Sanepar e suas terceirizadas de iniciarem obras enquanto os locais que já receberam intervenção. Por fim, Bachir reclamou que mais uma vez houve o desabastecimento de água na região. A recorrência, que era para ter sido resolvida até a metade deste ano pela Sanepar, afetou dezenas de famílias durante o fim de semana.


Lamentável

O ocorrido com a ACAU Futsal no domingo (23) - em que pese, devo ressaltar a luta da equipe de Missal em buscar "um empate" improvável na Copa Bronza-, ainda rende mágoas e ações. Com o placar anunciando uma vantagem equivocada da equipe local durante o segundo tempo todo da partida, o que fez o time local pisar no freio e deixar escapar (sem saber) a classificação para as quartas, o relatório da federação ainda não foi entregue à ACAU que estuda recursos desde o domingo da presepada. Que barbaridade.


Novidades

O Instituto SIM (Sempre Incentivando Música) anunciará novidades nos próximos dias que elevarão sua capacidade sócio-cultural. Ações com respaldo de novos apoiadores tornarão a atividade ainda mais eficaz, sempre na busca pelo que é melhor para seus associados e seu público.

Na Oktoberfest Com a 14º Festa do Steinhaeger de Porto União confirmada em 2022 (de 8 a 11 de dezembro), ações já estão sendo tomadas para garantir o sucesso do evento que fala por si só. E cada vez que eu falo dela, da festa, lembro da amiga Solange Pinto (em memória), uma der suas co-idealizadoras.

Bem na foto

No fim de semana, o vereador Neilor Grabovski representou Porto União na Oktoberfest de Blumenau. Além da companhia da esposa Leocádia e de amigos no evento blumenauense, Neilor conduziu as Princesas Vitória Daubermann Padilha e Maysa Juliana Thomaz e a Rainha da nossa festa, Cerli luize Pedroso Alves. Foram recepcionados pelo prefeito do município, Mario Hildebrandt (foto).


Não convidem Falando em Porto União, temporariamente (pelo menos até semana que vem) não convidem o prefeito Eliseu Mibach e o ex-prefeito Anízio de Souza para a mesma xixada. Depois que o prefeito postou um vídeo em redes sociais esta semana, se posicionando com relação a favor de Bolsonaro e Jorginho Mello e citando o período e modo petista quando esteve no município, Anízio enfureceu e retrucou.


Destacou Também em redes sociais, mesmo não sendo mais do PT (sem espaço no partido, Anízio trouxe o PSB para o município), o ex-prefeito passou a relacionar algumas de suas ações como gestor. Mas, contra fatos não há argumentos. Se há algo que é incontestável em Porto União é o triste episódio das casas demolidas na gestão PT/PMDB no bairro São Bernardo e citado por Eliseu. Fato este que rendeu muitos inconvenientes sociais. Eu acompanhei de perto como cidadão e jornalista a saga das famílias que tiveram suas casas demolidas para construção de novas unidades que não chegavam nunca numa ação mal planejada e desenvolvida. Pessoas que ficaram mal acomodadas, angustiadas e desassistidas no episódio que só foi resolvido bem depois, pela gestão do PSDB/PSD.


Outra E, por fim, já que partidários petistas de Porto União, depois do vídeo de Mibach, passaram a visitar algumas obras do município (que considero do rito normal como ações dos governos federal e estadual) para gravar vídeos e engrossar o coro da esquerda, bem que poderiam lembrar também do prédio da Associação de Moradores do Conjunto da Cohab, no bairro São Pedro, absurdamente demolido pela gestão do PT/MDB no município sem sequer um projeto de construção para o local. Desmontar é mais fácil.

Domingo É natural que os ânimos estejam mais aflorados nesse momento em que esta coluna antecede à importantíssima eleição de domingo (30). O Brasil não elegerá apenas um Presidente: definirá seu futuro com relação aos principais preceitos sociais. Pense bem.


SC Pense bem mesmo. Para os amigos eleitores catarinenses, uma observação especial: caso as pesquisas confirmem vitória de Jorginho Mello sobre o PT para o governo do Estado, como ficaria Santa Catarina, de ampla rejeição petista, com um Governo Federal petista? Não votar ou anular é a terceira escolha mais errada que você pode tomar. Leia o passado recente do Brasil e faça sua opção. Boa votação a todos.


Marcelo Daniel Storck Pai, jornalista (DRT 8108), pós-graduado em Regência Orquestral e vice-presidente do PL de Porto União.

1/9
bottom of page