Buscar

Master Merendeiras: Nutrição, cuidado e amor, os principais ingredientes da alimentação escolar



Quem passa pelas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de União da Vitória pertinho do horário das refeições já sente pelo cheirinho que tem comida boa, nutritiva e cheia de carinho para os mais de 5.600 alunos da educação municipal.

E para entregar ainda mais qualidade e atenção a merenda escolar, a Secretaria de Educação realizou mais uma edição do curso de formação Master Merendeiras. Realizado em uma parceria da Prefeitura de União da Vitória e do Senac, o curso de aperfeiçoamento formou 43 merendeiras, que atuam em todas as 38 instituições de ensino do Município e também na Apae.


“O Master Merendeiras é uma forma de proporcionar o aperfeiçoamento a essas profissionais que já fazem um grande trabalho nas nossas Escolas e CMEIs, fazendo as refeições para os nossos alunos com muito amor e carinho”, destacou o prefeito Bachir Abbas.



No curso, as merendeiras aprendem técnicas atualizadas para o preparo, conservação, reaproveitamento e valor nutritivo dos alimentos e o Master Merendeiras também faz um intercâmbio de receitas a troca de experiência entre as profissionais que atuam na alimentação escolar.


Para Marli de Souza, que trabalha há quase 15 anos na Apae de União da Vitória, participar do curso trouxe a oportunidade de aprender coisas novas e de levar essas novidades pra a vida e também para os alunos, “é um aprendizado diferente, de coisas que a gente não sabia e que vamos levar pra vida, é uma coisa que a gente aprendeu algo acima do que a gente já sabia”, afirmou ela, que ainda disse que vai levar todo o aprendizado para fazer a cada dia um lanche gostoso para os alunos da Apae.


O curso

O Master Merendeiras 2022 teve três turmas, com um total de cinco encontros cada, onde foram preparados diversos pratos com alimentos que são utilizados no dia a dia das Escolas e CMEIs. Durante os encontros, as merendeiras levaram as receitas que costumam fazer, e com a ajuda da professora do curso, a nutricionista Crislaine Machado Silva, as receitas foram aperfeiçoadas e reproduzidas, e depois repassadas para todas as alunas, para que todas conheçam novas receitas que possam ser feitas nas instituições de ensino.


Este ano, as três turmas do curso tiveram uma surpresa no dia do encerramento do curso, elas que preparam três refeições, entrada, prato principal e sobremesa, todas que fazem parte do cardápio da alimentação escolar, se sentaram a mesa e foram servidas pelo prefeito, pelo secretário da Educação Ricardo Brugnago e pela equipe da secretaria de Educação.


No encerramento elas também apresentaram as receitas que foram servidas e a forma como elas foram feitas, assim como acontecem nos programas de culinária e após a degustação, os pratos foram elogiadíssimos pelos presentes.

1/7