top of page
Buscar

Modelo de concessão do Transporte Público Intermunicipal da Grande Florianópolis é apresentado



Uma audiência pública aberta à comunidade apresentou o projeto de concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), na tarde desta quarta-feira, 7, em Florianópolis. O evento, promovido pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, foi transmitido ao vivo pelo canal do Governo do Estado no Youtube.


O projeto de concessão vem sendo elaborado desde 2016 e tem base no Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis. A ideia é que uma única empresa passe a operar o transporte intermunicipal na região, com passagens integradas por meio de bilhetagem eletrônica e outras mudanças significativas aos usuários. Entre elas, a alteração de linhas – para que, por exemplo, um passageiro que queira se deslocar de um município a outro na região continental não precise se deslocar antes a um terminal na Ilha de Santa Catarina.


“Estamos dando seguimento a um projeto de Estado, que vai impactar diretamente na rotina dos catarinenses que vivem na região. É mais uma demanda histórica dos catarinenses que está sendo atendida. Vamos deixar tudo pronto para a tão esperada concessão, baseada em estudos sólidos, consistentes”, avalia o superintendente-chefe da Suderf e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Etapa obrigatória do processo de licitação, o evento contou com a presença do coordenador e pesquisador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, professor doutor Bernardo Meyer; do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, representando a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis); e do coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Marius Bagnati.

“Este projeto, que foi subsidiado também por estudos realizados pela UFSC, vai permitir avanços importantes, como a maior capilaridade e qualidade do serviço”, destaca Meyer.


Próximos passos

Os documentos referentes à concessão ficarão disponíveis para consulta pública no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023.


Passada a audiência e o prazo da consulta, o material é encaminhado à análise do Tribunal de Contas de SC (TCE) e, posteriormente, o processo licitatório para a concessão poderá ser iniciado. A empresa vencedora terá 15 anos para explorar o serviço.


Curiosidades sobre o novo modelo

. A empresa vencedora terá o compromisso em renovar a frota a pelo menos cada 10 anos

. Todos os ônibus serão acessíveis a pessoas com deficiência

. Essa é a primeira fase da reestruturação do sistema de transporte e de mobilidade da RMF, que contará com novas infraestruturas e opções de modais em uma segunda etapa

. Transporte integrado (pelo tempo de duas horas)


Municípios impactados

. Águas Mornas

. Antônio Carlos

. Biguaçu

. Governador Celso Ramos

. Palhoça

. São José

. Santo Amaro da Imperatriz

. São Pedro de Alcântara

. Florianópolis


bottom of page