Buscar

Museu e Biblioteca Aniz Domingos são inaugurados no aniversário de União da Vitória

Depois de mais de 10 anos de espera, foi inaugurado ontem, 27, aniversário de 132 anos de União da Vitória, o Museu Histórico e Biblioteca Aniz Domingos. O espaço que foi totalmente reformulado no ano passado, a partir de agora será o novo espaço de cultura do município e terá em seu acervo peças que contam a história de União da Vitória e de toda a região.


“Há 10 anos que esse museu estava pronto e não foi aberto. E agora estamos conseguindo fazer a abertura desse espaço para o que ele foi construído na verdade, para servir como um espaço de cultura e de educação”, afirmou o prefeito Bachir Abbas, agradecendo a família Domingos pelo investimento que fizeram na construção e na manutenção da história e da cultura e lembrou da professora Alzira Domingos, falecida recentemente, e do professor Aniz Domingos, que dá nome ao museu.


O trabalho para a dar vida ao espaço foi todo desenvolvido pela Secretaria da Cultura que buscou parcerias, entre elas com o Instituto Federal do Paraná, para buscar peças que estão compondo o museu e também para reunir os livros que compõe o acervo da biblioteca.


A secretaria da cultura, Francielle Misturini, agradeceu a todos que trabalharam para abrir as portas do museu no aniversário do município e ressaltou a importância do espaço para fortalecer a história de toda a região. “União da Vitória é uma terra de caminhos, são 132 anos de vida, de superação e esse museu é o merecimento por tudo e só o começo de uma história, porque o município merece muito mais”, afirmou Misturini.


O museu Aniz Domingos também foi contemplado com o programa “Sementes do MUPA” que levará para sete cidades de todo o Estado parte do acerto do Museu Paranaense, que trará para o União da Vitória exposições que antes só poderiam ser realizadas em grandes centros.


O Museu e a Biblioteca já estão de portas abertas para a população, na rua Prudente de Moraes, 48, e o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 13h30 às 18h

.

1/4