Buscar

NASA explica origem do 'macarrão' encontrado em Marte


Os cientistas ficaram perplexos com o material de aparência fibrosa, que foi capturado pelo rover Perseverance no mês passado. Os especialistas da NASA já explicaram o que provavelmente é.E quem espera que possa ser evidência de alienígenas , prepare-se para se decepcionar.


O objeto em questão trata-se apenas do pedaço da rede de uma manta térmica. Obviamente, Marte não é o tipo de lugar com pedaços aleatórios de rede espalhados, então teria chegado lá de uma missão anterior. Curiosamente, a equipe de hardware da Nasa suspeita que seja do pouso da Perseverance no Planeta Vermelho em fevereiro passado.

Na teoria, o rover vislumbrou seu próprio cobertor térmico preso na superfície de uma rocha em forma de dinossauro - a parte inexplicável é que o veículo pousou pela primeira vez em Marte a mais de um quilômetro de distância.


"Este pedaço de rede em particular parece ter sofrido um desfiamento/trituração significativo, sugerindo que foi submetido a forças", disse a Nasa.


Especialistas acreditam que é a rede Dacron, um tipo de fibra de poliéster. Isso geralmente é encontrado em cobertores térmicos, para ajudar a evitar o aquecimento do equipamento.


O Perseverance está ocupado coletando uma variedade de espécimes preciosos da Cratera Jezero, uma região fascinante do Planeta Vermelho que contém o que se acredita ser um antigo delta de rio. Os cientistas esperam que os materiais rochosos recuperados da cratera forneçam pistas sobre se Marte já abrigou vida microbiana .


A NASA está mantendo a linha de que as amostras devem estar de volta à Terra até 2033 , mas essa viagem de volta – que por si só causou uma boa parte do drama – ainda está logisticamente longe. Enquanto isso, rover continuará a se comunicar com a Terra com fotos.

Fonte Nasa

1/6