Nasa revela novos trajes espaciais Artemis para a Lua

A Nasa revelará uma nova fronteira no design de trajes espaciais e revelará protótipos para a missão Artemis III à Lua em um evento em 15 de março em Houston, Texas.
A agência contratou a Axiom Space para desenvolver o traje espacial que os primeiros moonwalkers Artemis usarão.
“Nossa equipe na Axiom Space está honrada em receber este primeiro pedido de tarefa para construir o traje espacial da próxima geração”, disse o executivo-chefe da Axiom Space, Michael Suffredini, em comunicado no ano passado.
“Estamos entusiasmados em fornecer nossa experiência para atender às necessidades de exploração da Nasa.”
O programa Artemis visa enviar a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro astronauta de um país que não os EUA à superfície lunar. Artemis também será o primeiro retorno da humanidade à Lua em mais de 50 anos, bem como a primeira missão tripulada a pousar perto do Pólo Sul lunar.
“Nossos trajes espaciais modernizados e evolutivos permitirão atualizações rápidas para implementar tecnologias melhores e mais seguras ao longo do tempo, garantindo que nossos astronautas estejam sempre equipados com equipamentos robustos e de alto desempenho”, disse Suffredini.
A proposta orçamentária do presidente dos EUA, Joe Biden, para 2024, revelada na quinta-feira, inclui US$ 27,2 bilhões para a Nasa, que alocaria fundos específicos para a missão Artemis, apoiando os novos trajes espaciais lunares.
A Nasa marcou oficialmente o programa em 2019, com esperanças de devolver os humanos à Lua já em 2024, mas desde então mudou esse prazo para 2025, no mínimo.
Em novembro, a agência lançou com sucesso uma cápsula Orion não tripulada ao redor da Lua e planeja enviar os primeiros astronautas Artemis ao redor da Lua em novembro de 2024.