Nave da Nasa será lançada contra asteroide para tentar mudar sua órbita, em feito inédito

Ilustração da espaçonave DART da NASA e do LICIACube da Agência Espacial Italiana (ASI) antes do impacto no sistema binário Didymos. | Créditos: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben
Por volta das 20h desta segunda-feira no horário de Brasília, a 11 milhões de quilômetros da Terra, uma sonda espacial do tamanho de uma geladeira colidirá a toda velocidade com um asteroide de 160 metros de diâmetro. Será a primeira vez que a humanidade tentará mudar o movimento de um corpo celeste, um ensaio geral para evitar impactos futuros que poderiam varrer uma cidade inteira do mapa. O impacto será transmitido ao vivo no canal da agência no YouTube.
Este teste mostrará que uma espaçonave pode navegar de forma autônoma até um asteroide alvo e colidir intencionalmente com ele para alterar o movimento do asteroide de uma maneira que pode ser medida usando telescópios terrestres.
O DART fornecerá dados importantes para ajudar a se preparar melhor para um asteroide que pode representar um risco de impacto para a Terra, caso um seja descoberto. O impacto será transmitido ao vivo no canal da agência no YouTube.