top of page
Buscar

No embalo do primeiro ensaio da banda infanto, Instituto SIM comemora a aprovação dos R$ 100 mil



Uma semana marcante para a trajetória do Instituto Sempre Incentivando Música (SIM), de Porto União da Vitória. Na quarta-feira (5) foi realizado o primeiro ensaio coletivo da Banda Infanto-Juvenil, mais um produto social do SIM que está sendo lapidado.


Formado por integrantes entre 9 e 15 anos, no momento, a banda tem por objetivo receber os alunos iniciantes em suas primeiras experiências de prática de conjunto com um repertório adequado à fase musical que vivem.

A maioria são crianças oriundas do projeto Primeira Audição que, no primeiro deste ano, captou interessados nas escolas municipais Hilda Mello e Serapião, em União da Vitória, além de contar com alunos ingressados por meio de outros canais ao SIM.


Alunos usam instrumentos musicais que foram reformados com verba cedida pela Prefeitura de União da Vitória, por intermédio da Câmara Municipal


Ao todo, são 24 novos músicos que passaram por aulas individuais com os professores José Lirio Marcelo Storck e Otomar Wagner Jr (licenciado em música - Uninter).


Com metodologia específica, as crianças que iniciaram em abril deste ano no universo musical já formam seu próprio conjunto. Todas tocando seus instrumentos por meio da leitura musical.


“É animador. Estamos muito felizes com o rendimento dele [o filho] que tem nos surpreendido com seu empenho no instrumento”. Quem destaca é Anderson Cerri, pai do Vicente, aluno que iniciou este ano no eufônio (no destaque).


“As crianças são recebidas num ambiente adequado, com informação sempre atualizada pelos professores formados em música e sempre com olhar individualizado nas aulas de cada aluno”, destacou o professor José Lírio, que é licenciado em música (UNC) e pós-graduado (em Metodologia do Ensino das Artes e em Música e Cognição). “Ter realizado esse primeiro ensaio é mais que uma prova de que com empenho e dedicação dos alunos e a atenção dos professores, em curto espaço de tempo já é possível colher frutos. É também uma resposta aos apoios que recebemos”, destacou o Maestro Marcelo Storck, pós-graduado em Regência Orquestral (Facec).


A banda infanto-juvenil será formada por músicos até no máximo 18 anos de idade. Depois, estes caso queiram prosseguir, passarão a fazer parte dos grupos sinfônicos adultos do SIM.


O fundador e coordenador geral do Instituto se refere aos convênios com a prefeitura de União da Vitória, ao apoio da Câmara de Vereadores de União da Vitória e aos patrocinadores do SIM: CCN Veículos, Softniels, WDD Motos, Butiquim Gastrobar, Stasiak Contabilidade e Jeep Auto Premier.


Além disso, o SIM conta com o fundamental apoio da 1ª Igreja Batista de União da Vitória que cede espaço para as aulas e ensaios até que questões com relação à sede em Porto União, em reforma, seja resolvido.


No destaque, os professores José Lírio e Marcelo Storck



Mais a comemorar Não bastasse esse momento de efusiva alegria com o primeiro ensaio da banda das crianças, o SIM comemora os avanços com o naipe de cordas. As aulas de violino têm sido um sucesso e os comandados da professor Alda Jungles de Camargo já começam a realizar ensaios em conjunto.


Mais que isso, o SIM comemora a aprovação de seu projeto junto ao Ministério da Cultura (MinC) em contraposição à emenda indicada pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania).

O projeto que foi tratado com muito carinho pela atual diretoria do Sim culminou com a viabilização de R$ 100 mil que serão aplicados em aquisição de novos instrumentos musicais e mais aulas estendidas gratuitamente para a população.




bottom of page