Buscar

Novo produto do Instituto SIM será apresentado neste sábado (25) com o Recital Nossas Possibilidades


Quarteto de trompetes ensaiando para o evento

A Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) realiza neste sábado (25) mais um evento artístico. E, mantendo seu prisma de buscar inovações no setor da música instrumental, lança um novo formato, batizado de “Recital Nossas Possibilidades”. De acordo com o proponente, Maestro Marcelo Storck, coordenador geral e professor do SIM, a ideia surgiu diante do sucesso que outra iniciativa da entidade mantém que é o projeto “Primeira Audição”. Numa das suas fases, o programa criado por Storck em 2013 prevê um concerto didático para as crianças e a aceitação tem sempre sido gigantesca. Então, por que não oferecer algo semelhante ao público em geral? Desse modo, sem alterar a configuração de um espetáculo musical, o SIM terá uma noite diferenciada. A abertura do programa ficará a cargo da pianista Bruuna Grobe Stelmach que interpretará “O Guarani”, do compositor brasileiro Carlos Gomes.

Em seguida, Bruna fará acompanhamento para solos de trompete (José Lirio) e trombone (Anderson Fabrício Pereira). Depois, o programa segue com a adição de instrumentistas formando trios, quartetos e quintetos, duo de percussão, até que, como encerramento, outras vozes se somam fazendo um “remember” do programa “Sim é Rock”, mais produto de grande sucesso do grupo, concerto apresentado em 2016.

Trio low brass atuará na noite especial “A ideia não é aprofundar nas questões históricas relacionadas a instrumentos e peças musicais como fazemos no Primeira Audição, mas mostrar para adultos e crianças as diferentes possibilidades de formação e seus resultados sonoros, acrescentando cada vez mais instrumentos ou vozes até que se forma um grupo maior conhecido por banda”, destaca Storck.


Outro detalhe é que o evento cria um ambiente cultural não só pelo aspecto artístico. “O objetivo é tornar nossos músicos cada vez mais autossuficientes, livres de tocarem apenas em grandes grupos, ou as partes da banda. Vendo nossos professores atuando num recital, vão se ambientando a esse cenário, pois a intenção é a de realizar em dezembro o concerto de formatura de nossos estudantes.


Cordas A arrecadação com a bilheteria do o Recital Nossas Possibilidades ajudará em mais uma etapa de avanços. A exemplo do que ocorrera em outras ocasiões quando músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná foram convidados para atuarem com masterclasses nos instrumentos de sopro e percussão, entre os quais o saxofonista Rodrigo Capistrano (2011), o SIM avança com seu programa de formação da Escola de Violinos e Violoncelo. “Caminhamos para a formação neste ano de Grupo de Cordas e adiante a Jazz Sinfônica SIM”, destaca Storck.


Para tanto, além das aulas de iniciação nos instrumentos, os alunos têm a tutoria do violinista Peterson Bueno, de Curitiba, que entre outros grupos integra a Orquestra Sinfônica da PUC e de Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Ele estará aqui nas próximas terça e quarta-feira para as aulas com os participantes das classes de cordas, em ação que conta com apoio do Hotel Lux de Porto União.


Além disso, outras 30 crianças oriundas Primeira Audição 2022 continuam seus estudos musicais gratuitamente na instituição, com apoios da Prefeitura e Câmara de União da Vitória, bem como da 1ª Igreja Batista que cede espaço para aulas e ensaios.

O SIM também agradece a seus patrocinadores: Jeep Auto Premier, Softniels, WDD Motos, Butiquim Gastrobar, Stasiak Contauni e CCN Veículos.


Programa

Recital Nossas Possibilidades Sábado (25) | 20h

Local: 1ª Igreja Batista de União da Vitória Rua Barão do Cerro Azul, 277 Ingresso (já circulando e na bilheteria): R$ 20

1/4