Buscar

O relâmpago de 800km de comprimento que cruzou os EUA



Um raio que se estendeu por quase 800 quilômetros em três estados dos EUA quebrou o recorde mundial de raio mais longo. O único flash se estendeu por 768 quilômetros pelo Texas, Louisiana e Mississippi em abril de 2020, disse a Organização Meteorológica Mundial na segunda-feira. Isso bateu o recorde anterior de 709 km estabelecido no Brasil em 2018.


Também em 2020, um único relâmpago sobre o Uruguai e o norte da Argentina durou 17,1 segundos, superando o recorde anterior de 16,7 segundos. Normalmente, os raios não se estendem muito além de 16 km e duram menos de um segundo, disse Randall Cerveny, da Arizona State University, que é o chefe de confirmação de registros da organização meteorológica.


“Esses dois registros de relâmpagos são absolutamente extraordinários”, disse Cerveny.

Ambos estavam nuvem a nuvem, vários milhares de metros acima do solo, então ninguém estava em perigo, disse ele.

Esses registros, que não estão ligados às mudanças climáticas, foram detectados e confirmados graças à nova tecnologia de rastreamento por satélite. Ambas as regiões são dois dos poucos lugares do mundo propensos ao tipo de tempestades intensas que podem produzir os chamados megaflashes, disse Cerveny.

1/7