Buscar

Originais dos hinos do Brasil chegam a Brasília

Partituras históricas , entre elas as dos hinos Nacional, da Independência e da Bandeira , foram restauradas e são mostradas pela primeira vez em exposição itinerante.




A inauguração foi ontem (1º ), no Palácio do Planalto, com exibição para estudantes a partir do dia 6, em comemoração ao bicentenário da Independência. Iniciativa conta com a parceria da Comissão Interministerial Brasil 200 Anos com o programa Arte de Toda Gente, de Funarte e UFRJ.


Estudantes de escolas de Brasília terão a chance de ver de perto as partituras originais dos mais significativos hinos brasileiros, entre eles o Nacional, o da Independência e o da Bandeira. Retirados pela primeira vez da Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, em abril deste ano, os manuscritos foram expostos em Belo Horizonte e restaurados pelo Arquivo Público Mineiro.

A exposição Hinos do Brasil é composta pelos manuscritos de 12 hinos históricos, pertencentes à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil, entre outros documentos que integram o processo de construção destas partituras. A mostra contará ainda com uma série musical e, em todos os dias de funcionamento, os visitantes poderão escutar trechos dos hinos tocados ao vivo, assim como um repertório com obras relacionadas ao tema e ao período. A pianista Lígia Moreno dará início à série. Arte de Toda Gente,os projetos da parceria Funarte-UFRJ O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa , Arte de Toda Gente, Sistema Nacional de Orquestras Sociais, Sinos e Um Novo Olhar. (Secretaria Especial de Comunicação Social).

1/7