Pós-graduandos em regência orquestral da Facec/Alpha se formam em evento com a Banda da PMSC
Por Marcelo Storck Jornalista DRT 8108

Os formandos da turma 2019 da Facec/Alpha com o maestro Roberto Farias e o Maestro Sub Ten PM Luiz Fernando da Silva
“Os dias são comuns, sucedem-se ininterruptamente desde os primórdios. As pessoas são comuns, coexistem mais de 7 bilhões neste momento. Mas, existem pessoas comuns que tomam uma determinada decisão de progredir, de estudar e ampliar o seu saber e tornam os dias comuns em dias especiais”.
A fala acima é do maestro curitibano Gersonn Jacques, um dos membros da Associação dos Maestros de Santa Catarina (AMESC), entidade constituída por professores de música, militares da PM, da Aeronáutica, do Exército, Maestros de Bandas, Orquestras e Coros e que congrega mais de 350 igrejas no Estado.
Como uma de suas atividades, de 25 a 27 de julho, a entidade recebeu 12 maestros que se apresentaram regendo a Banda Sinfônica da Polícia Militar de Santa Catarina em Florianópolis, como evento de formatura do curso de Pós-graduação em Regência Orquestral pela Alpha/Facec de São Paulo.
Tendo como tutor o Maestro Roberto Farias (São Paulo), diversas grupos brasileiros já estão se beneficiando com a atuação mais preparada agora, subindo de nível em repertório, técnica de ensaios, apresentações e projetos culturais por meio destas ações de estudos.
De mãos dadas
O curso da Facec/Alpha iniciou em 2019 em Antonina - PR, numa parceria com a Filarmônica Antoninense, porém obteve pouca adesão por ser presencial: apenas cinco alunos, quatro dos quais oriundos de SC e apenas um do Paraná, o próprio Gersonn.
Insustentável economicamente para a escola que, atendendo às sugestões dos alunos de SC montaram uma parceria com a igreja Assembleia de Deus, sediada em Camboriú-SC, que possui um grupo Orquestral capaz de dar suporte às demandas e que cedeu espaço para as aulas.
Porém, justamente após a Aula Magna ministrada pelo Maestro Roberto Farias, em fevereiro de 2020, já em março todos foram surpreendidos pela Pandemia. A saída foi a partir de agosto de 2020 passarmos ao formato EAD e assim terminando esta etapa de estudos. E, enfim, o evento de formatura que foi também uma clínica de prática sob a coordenação de Farias.
O repertório foi eclético, apresentando músicas do Pop internacional - Stand by Me de John Lennon, Pout-porri do Roupa Nova, clássicos ligeiros como Granada, Gospel John e outra coletânea com obras de John Williams aos clássicos Valsa 2 de Shostakovich e Valsa das Flores de Tchaykowsky, além de duas belas marchas militares: Vila Bella e Marcha Radeztky.
Ainda, o evento recebeu bela oferta do compositor inglês radicado no Brasil, Peter Borges Koval, com duas de suasobras: That's It! e Conservatory Overture, esta última revisada especialmente para o espetáculo em Florianópolis.

Farias durante a preparação do concerto em Florianópolis Evento que só foi possível graças ao apoio da PMSC, de modo especial da banda e dos militares Coronel PM Marcelo Pontes (Comandante-Geral), TC PM Aldo Vidal dos Santos Júnior (Chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC) e do Sub Ten PM Luiz Fernando da Silva (Chefe da Banda de Música da PMSC).
“E, claro, ao apoio e ao empenho do Maestro Jairo junto ao Comando da Banda que possibilitou tanto a disponibilidade dos excelentes músicos quanto da sala de ensaios, da apresentação e diversas outras ações que tornaram possível nossa parceria para o Concerto de encerramento de nosso curso”, destacou Gersonn.
Batuta no lugar da vassoura Gersonn Jacques, autodidata, compositor, arranjador e letrista cuja atividade principal econômica é a de representante comercial há 37 anos numa empresa de venda de Vassouras a Supermercados. Tendo escrito diversas trilhas sonoras para teatro e Cinema, das quais destaca-se “Vovó vai ao Supermercado” e “Um Corpo Caiu”, ambas do diretor premiado Valmir Milani.