top of page
Buscar

Pelo menos 40 imigrantes morrem em naufrágio na Itália diante de nova lei que restringe resgates


Pelo menos 40 imigrantes morreram em um naufrágio na costa italiana, segundo a mídia estatal. O barco transportava mais de 100 pessoas quando se chocou contra uma rocha na região da Calábria, no sul do país, na manhã deste domingo (26).


A embarcação se partiu em duas devido à sua carga pesada e mar agitado, informou a agência estatal RAI. Pelo menos 40 vítimas foram encontradas em uma praia próxima, enquanto outras foram vistas na água perto da cidade turística de Steccato di Cutro.


Um bebê estava entre os mortos, de acordo com relatos da mídia, e o número de mortos deve aumentar. Cinquenta pessoas foram resgatadas e barcos de patrulha procuram outros sobreviventes.


Os barcos também partem da Líbia, realizando a rota mais mortal do Mediterrâneo, que já matou mais de 17.000 pessoas desde 2014, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações.


Isso ocorre apenas algumas semanas depois que os parlamentares aprovaram uma legislação para restringir os resgates marítimos, com os capitães arriscando uma multa de € 50.000 (US$ 52.800) se violarem as novas regras. Os parlamentares italianos aprovaram a legislação proposta pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, que impõe regras mais rígidas para instituições de caridade que resgatam migrantes no mar.


Sob as novas regras, os navios de caridade devem solicitar um porto e navegar até ele “sem demora” após um resgate, em vez de permanecer no mar procurando por outros barcos de migrantes em perigo. A nova legislação é um apelo “para deixar as pessoas se afogarem”, disseram os socorristas ao The National.

bottom of page