Buscar

Projeto de Ressocialização inicia produção de blocos de concreto em União da Vitória


Já estão sendo produzidos por detentos do Depen, blocos de concreto e paver que serão usados em projetos em benefício da população de União da Vitória. A produção faz parte do projeto de ressocialização que está sendo desenvolvido por meio de um convênio entre o município de União da Vitória e a Secretaria de Estado da Segurança Púbica do Paraná/Departamento Penitenciário – Depen.


A produção dos blocos e pavers é a nova área de trabalho que está sendo desenvolvida dentro do projeto, “esse é mais um trabalho que está sendo realizado no projeto, onde o Depen cedeu a máquina para a produção, os detentos entram com a mão de obra e a administração municipal contribui com a matéria prima”, explicou o coordenador dos serviços, Daniel Peixoto.


A primeira produção dos blocos fi realizada em espaço dentro do Depen e está sendo utilizada para a construção de um barracão próprio, que será usado para a fabricação dos artefatos. Assim que o espaço estiver pronto, a produção será destinada para serviços em benefício da população, com a construção de banheiros para famílias em situação de vulnerabilidade social e a revitalização de praças do município, que também serão realizadas com atuação dos detentos que participam do projeto.


“Nós estamos completando quase um ano deste convênio com o Depen, e o resultado é melhor do que o esperado, principalmente para os detentos, pois oferece para eles a possibilidade de voltar a trabalhar e serem reinseridos na sociedade”, afirmou o prefeito Bachir Abbas.


Atualmente, aproximadamente 40 detentos participam do projeto, sendo que oito destes estão trabalhando na produção dos blocos de concreto e paver. Os apenados atuam em diversas secretarias municipais e o principal objetivo do projeto é promover a reinserção dos detentos no mercado de trabalho e também uma participação efetiva na sociedade.

1/6