SC: novo ciclone traz tempestades, ventos, chuva congelada, neve e temperaturas a -6°C esta semana

No início desta semana, a Defesa Civil de Santa Catarina anunciou a projeção de novo ciclone extratropical nesta semana em Santa Catarina com olhar atento para a próxima quinta-feira, 18, quando os modelos meteorológicos projetam a formação de um novo ciclone extratropical entre a costa do RS e de SC, o que mantém o tempo instável até sexta-feira, 19. A formação de sistemas como este são extremamente comuns nesta época do ano sobre a costa sul do Brasil e a passagem desta frente fria deve deixar as temperaturas negativas no Estado, principalmente nas áreas mais altas. Com mínimas que podem chegar a -6°C, pode ocorrer o primeiro registro de neve do inverno. Além disso, há chance de geada e chuva congelada.
A Epagri/Ciram reforçou um alerta meteorológico ontem (16) informando sobre a chegada do sistema de massa de ar polar no Sul do país. Em decorrência disso, há chance de neve e geada ampla no Estado. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã. As temperaturas mínimas poderão marcar entre -3°C e -6°C, durante as madrugadas.
Confira:

A quarta-feira (17) inicia com chuva fraca no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e no Planalto Norte, as demais áreas litorâneas têm a presença de nebulosidade, uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em SC, iniciando sua passagem pelo Grande Oeste no período da tarde e se deslocando para as demais regiões no decorrer da noite, podendo vir em forma de temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa e de rajadas de vento. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto.
As temperaturas mínimas ficam entre 9°C e 11°C nos planaltos e no Meio-Oeste, oscilam entre 11°C e 13°C no Extremo Oeste e no Oeste e ficam entre 11 e 16°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 13°C e 15°C no Planalto Sul, ficam entre 19°C e 25°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e no Litoral Norte e oscilam entre 16°C e 19°C nas demais áreas. Os ventos sopram de quadrante norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada (45 km/h a 65 km/h) por SC, podendo ser mais intenso na costa do Litoral Sul à Grande Florianópolis (em torno de 70 km/h). O risco para ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.
Na quinta-feira (18), os temporais seguem ocorrendo por todo o estado ao longo da madrugada e da manhã, em função da frente fria que atua no estado. A partir da tarde uma intensa massa de ar frio de origem polar começa a estabilizar o tempo do Grande Oeste aos planaltos, deixando a chuva, que perde intensidade, concentrada na região leste do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
Os ventos se intensificam na madrugada, soprando de direção norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 km/h e 85 km/h) em áreas do norte do estado, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis. Ao longo do dia o vento vira de sul/sudoeste mantendo as rajadas com intensidade moderada a forte (45 a 85 km/h) e se concentrando principalmente nas áreas costeiras de SC. O risco associado às rajadas de vento é moderado a alto.
Com a influência da massa de ar polar, as temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e oscilam entre 0°C e 5°C do Grande Oeste aos planaltos e ficam entre 7° e 12°C nas outras áreas, também há condição para geada ampla do Grande Oeste aos planaltos e de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra no período da noite. As máximas ocorrem na madrugada e oscilam entre 14°C e 19°C em todo o estado, com exceção do Litoral Norte e do Baixo Vale do Itajaí onde as máximas chegam aos 23°C no período da tarde. O risco associado à queda de temperatura é moderado a alto.
Na sexta-feira (19) a massa de ar polar estabiliza o tempo em todo o estado e mantém as temperaturas baixas. No Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí é esperada geada ampla e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre a madrugada e a manhã. Ainda, na serra catarinense há chance de precipitação invernal e também há risco para congelamento de pistas entre a madrugada e a manhã, com risco moderado a alto associado a esta condição. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e -6°C no Meio-Oeste, nos planaltos e em áreas próximas, oscilam entre 1°C e 4°C no Extremo Oeste, Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 2°C e 9°C nas regiões litorâneas.
As máximas oscilam entre 8°C e 12°C do grande Oeste aos planaltos e ficam entre 12°C e 16°C nas demais áreas. Os ventos sopram de direção sul com intensidade fraca a moderada pelo estado (entre 2 e 20 km/h) e rajadas em torno de 40 a 50 km/h, sendo um pouco mais intenso ao longo da costa catarinense no decorrer do dia. O risco associado a ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.
No sábado (20) a condição de tempo estável com temperaturas bem baixas persiste em função da atuação da massa de ar polar no estado, a condição de geada ampla e chance de congelamento de pistas persiste entre o Grande Oeste e os planaltos na madrugada e amanhecer. No domingo (21) as baixas temperaturas devem persistir em toda Santa Catarina e o tempo segue estável com predomínio do sol no Grande Oeste, tendo variação de nebulosidade na metade leste do estado.