top of page
Buscar

Telescópio James Webb descobre planeta parecido com a Terra fora do nosso sistema solar



O Telescópio Espacial James Webb descobriu um exoplaneta semelhante à Terra fora do sistema solar, ajudando a desvendar ainda mais os mistérios do espaço. Chamado LHS 475 b, o planeta tem quase exatamente o mesmo tamanho da Terra, correspondendo a 99% de seu diâmetro.


Pesquisadores do Laboratório de Física Aplicada John Hopkins usaram o telescópio Webb para capturar o planeta em comprimentos de onda de luz.


“Esses primeiros resultados observacionais de um planeta rochoso do tamanho da Terra abrem as portas para muitas possibilidades futuras para estudar atmosferas de planetas rochosos com o Webb”, disse Mark Clampin, diretor da divisão de astrofísica na sede da Nasa em Washington.


“O Webb está nos aproximando cada vez mais de uma nova compreensão de mundos semelhantes à Terra fora do nosso sistema solar, e a missão está apenas começando.”

O planeta rochoso orbita outra estrela – como a Terra orbita o Sol – e é algumas centenas de graus mais quente que a Terra. Os pesquisadores usaram o instrumento espectrógrafo infravermelho próximo de Webb para capturar o planeta. No entanto, eles não foram capazes de detectar muito sobre sua atmosfera.


E se nuvens forem detectadas na pesquisa em andamento, pode-se concluir que o planeta é mais parecido com Vênus do que com a Terra.


“O telescópio é tão sensível que pode detectar facilmente uma variedade de moléculas, mas ainda não podemos tirar conclusões definitivas sobre a atmosfera do planeta”, disse Erin May, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Um dia no planeta dura dois dias terrestres e sua temperatura é metade da do Sol, então os pesquisadores acreditam que ainda pode ter uma atmosfera. O telescópio Webb foi lançado ao espaço no dia de Natal de 2021 e iniciou suas operações científicas em 2022.


Desde então, tem transmitido imagens que estão ajudando os cientistas a entender melhor os mistérios do universo. A primeira imagem do telescópio foi revelada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 11 de julho do ano passado. Ele mostrou o aglomerado de galáxias SMACS 0723 como era há 4,6 bilhões de anos.

bottom of page