Buscar

TJPR e UFPR assinam convênio de pesquisa do projeto de Combate à Evasão Escolar de União da Vitória



Nesta sexta-feira (18/02), na 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em Curitiba, o juiz Carlos Mattioli e a professora Célia Ratusniak participaram da solenidade que formaliza parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para estudo do premiado projeto de Combate à Evasão Escolar de União da Vitória (PR).


A cerimônia foi conduzida pela Desembargadora Joeci Camargo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, na assinatura do convênio que envolve a Vara da Infância e Juventude e o CEJUSC. Por meio da Universidade Federal, a professora Célia desenvolverá novo projeto de pesquisa sobre a situação do abandono da escola na região de União da Vitória, e a forma como o Poder Judiciário local trabalha com a questão.


“A pesquisa científica traz um diferente olhar para nossos projetos de cidadania, possibilitando maior certeza sobre as práticas, assim como flexibilizar rumos ainda não consolidados”, explica o juiz Mattioli. A pesquisadora Célia Ratusniak publicou um livro com a tese da conclusão do Doutorado, com o tema “Judicialização da Evasão Escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias”.

Agora, no novo projeto formalizado pela parceria com a UFPR e TJPR, a doutora em Educação irá contemplar o "Fracasso Escolar de Alunas na Educação Básica: Análise da Trajetória Escolar durante a pandemia da Covid-19 e a expulsão do Direito à Educação".


Texto: CEJUSC | Fotos: Irineu Wlodarczyk/Comunicação TJPR

1/6