Tráfego aéreo europeu de passageiros não deve voltar aos níveis pré-pandêmicos até 2025

O tráfego de passageiros nos aeroportos europeus não deverá voltar aos níveis pré-pandemia até 2025, segundo o órgão que representa o setor. A ACI Europe disse que o tráfego teve um “forte retorno” desde a primavera passada, mas a recuperação deve se estabilizar.
“O tráfego de passageiros teve um forte retorno desde a primavera passada e até agora tem sido muito resistente diante dos crescentes eventos geopolíticos e econômicos”, disse Olivier Jankovec, chefe da ACI Europe.
No entanto, agora esperamos que a recuperação do tráfego de passageiros se estabilize no futuro, com o cronograma adiado para 2025, antes que os aeroportos da Europa finalmente voltem para onde estavam antes do impacto do Covid-19.”
Em algumas áreas, o tráfego de passageiros se recuperou totalmente. O Aeroporto Internacional de Dubai, o hub mais movimentado do mundo, disse que seu tráfego de passageiros atingiu níveis de tráfego trimestrais pré-coronavírus entre julho e setembro.
Os aeroportos esperam que esta época festiva seja a mais movimentada dos últimos três anos, desde a chegada do Covid-19. Heathrow alcançou 84% de seu número de passageiros pré-pandêmico em outubro, graças ao meio período escolar, ao retorno gradual das viagens de negócios e a uma forte recuperação no Oriente Médio e na Ásia Central.
Os funcionários de Heathrow e de vários outros aeroportos britânicos devem entrar em greve no Natal, com os passageiros avisados para se prepararem para interrupções. Os trabalhadores da Força de Fronteira Britânica devem iniciar uma ação industrial por vários dias a partir de 23 de dezembro.
Teme-se que os passageiros esperem horas nas filas de controle de passaportes ou sejam retidos em aeronaves, de acordo com os planos do aeroporto para gerenciar a interrupção e limitar a superlotação no “pior cenário”.
No entanto, Heathrow disse que a maioria dos viajantes não será afetada.
“Estamos fazendo tudo o que podemos para proteger uma programação de voos completa em dias de greve, portanto, os passageiros que partem devem viajar normalmente”, disse Heathrow.