Buscar

União da Vitória faz Campanha de alerta de golpes por telefone e redes sociais


Todo mundo conhece alguém que foi vítima de algum tipo de golpe aplicado pelo telefone, aplicativos de mensagem e redes sociais, muitas vezes os golpistas não têm sucesso, porém em alguns casos as pessoas acabam perdendo uma boa quantidade de dinheiro.


Pensando nisso, a prefeitura de União da Vitória está lançando a campanha “Alô, é o golpe” com dicas de como as pessoas podem se prevenir para cair em golpes pelo telefone.


Um dos golpes mais aplicados e que acaba vitimando em sua maioria pessoas idosas é o golpe através de chamadas telefônicas, o “vishing”. Nesse golpe os criminosos fazem uma ligação se passando por uma pessoa ou organização e durante a conversa tentam convencer a vítima que está tendo algum problema em um serviço, principalmente de bancos, e precisam de dados pessoais ou mesmo de dinheiro para regularizar a situação.


Os golpes por SMS também são bastante comuns. Neles os criminosos enviam mensagem se passando por serviços oficiais e indicam algum tipo de problema, como possíveis débitos ou transações suspeitas, e pedem para que a pessoa clique no link fornecido para resolver a situação. Ao clicar no link, o usuário pode ser levado para sites falsos, que tem como objetivo roubar senhas ou baixar ameaças virtuais nos aparelhos.


Criar uma conta falsa no Whatapp e se passar por alguém pedindo dinheiro também tem feito muitas vítimas. Nessas horas vale a dica de não fazer nenhuma operação bancária antes de confirmar com o número antigo da pessoa a identidade.


Em geral os golpes muitas vezes acabam criando na pessoa um senso de urgência e é importante que as pessoas sempre procurem canais oficiais ou as pessoas supostamente envolvidas na ligação por outros meios, para confirmar a veracidade da suposta solicitação.


Como se proteger

Os golpes por celular assustam, mas nem sempre os usuários tem como se preparar para escapar deles. Mas algumas dicas ajudam a evitar problemas.


Confirme se o contato é real: Se recebeu alguma mensagem com conteúdo suspeito, uma ótima oferta ou algum problema na sua conta, não clique em nenhum link, pesquise e verifique a autenticidade desse contato.


Só baixe aplicativos em lugares confiáveis: Nunca baixe aplicativos que chegam através de links. Google Play no Android ou App Store no iOS são as lojas em que aplicativos oficiais das marcas estão disponíveis.


Use autenticação de dois fatores: Habilite a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos que permitirem essa medida de segurança; assim, se alguém tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo diferente, a rede social solicitará um código único que você receberá via SMS.

1/4