Buscar

União da Vitória integra novo Mapa do Turismo Brasileiro




Desde o final de março, União da Vitória integra oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro na nova Região Turística Sul do Paraná. A inclusão aconteceu na divulgação do novo instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.


“Essa é uma grande vitória para União da Vitória e toda a região. O turismo é a indústria sem chaminé e estar no rol de cidades que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro vai ajudar a fortalecer e a desenvolver o turismo em toda a região”, comemorou o prefeito Bachir Abbas.


União da Vitória integra a Região Turística Sul do Paraná, que foi criada no ano de 2020 e reúne os municípios vizinhos de Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória e São Mateus do Sul.


O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.


Para fazer parte do mapa nacional, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Também é necessário seguir diversos parâmetros entre eles possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, possuir empresas e trabalhadores registados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos que certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo.


Em União da Vitória a instância de governança é a Atema, que também foi a responsável em inserir todas as informações no sistema do Ministério do Turismo, e também em assessorar os Municípios que compõe a RT Sul do Paraná.


1/4