Buscar

União da Vitória participa de reunião do Grupo R-20 e do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo d



Municípios paranaenses debateram iniciativas que estão sendo implementadas e puderam trocar experiências e informações sobre a gestão de resíduos sólidos


União da Vitória participou da Reunião Regional do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos realizada em Conjunto com a 14ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, realizada no dia 31 de maio, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.


O secretário de Meio Ambiente, Antonio Nhoatto e o Engenheiro Ambiental, Albert Bach, representaram União da Vitória durante as reuniões e afirmaram que a participação no Grupo R-20 faz muita diferença para os municípios, porque há uma troca de experiências e informações entre os técnicos e gestores públicos.


“É a oportunidade de reunir diversas entidades, empresas privadas e órgãos públicos que atuam nos serviços de gerenciamento de resíduos sólidos e limpeza urbana e que oferecem soluções que estão sendo executadas no estado e no país, debater e deliberar a nível de estado em relação aos problemas do momento no setor”, afirmou Nhoatto.


A reunião contou com a presença dos municípios do Grupo R-20 do Paraná, que juntos buscam realizar uma gestão integrada da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e das leis estaduais de resíduos sólidos. As instituições atuam por meio da cooperação técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST), assim como órgãos públicos estaduais, empresas privadas e entidades ligadas à área. Todas as demandas levantadas nas reuniões, assim como as propostas de soluções, serão encaminhadas para os municípios participantes darem prosseguimento.


Entre os assuntos debatidos, estiveram a importância da educação ambiental; coleta seletiva e inclusão social de catadores; logística reversa e responsabilidade compartilhada; pesquisa, ensino e extensão; disposição final de rejeitos e consórcios, além da gestão dos resíduos de poliestireno expandido (no Brasil, mais conhecido pela marca isopor); Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e seus reflexos nos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos; compostagem doméstica como alternativa para tratamento da fração orgânica, entre outros.


O Grupo R-20 é composto por representantes dos 399 municípios do Estado e Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que compõem as 20 regiões definidas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (2018). Cada município e consórcio indica um representante titular e respectivo suplente, sendo obrigatória a indicação de ao menos um servidor público estatutário.

1/6