Buscar

USAGM condena censura do Kremlin e responde com aumento na demanda por reportagens


Apesar da tentativa de censura do governo russo à Voice of America (VOA) e à Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), houve um aumento na demanda por seu conteúdo, incluindo seu canal colaborativo em russo 24 horas por dia, 7 dias por semana, Current Time. Em resposta, o USAGM está expandindo a entrega e o acesso ao programa com a adição de mais estações afiliadas na Rússia e nos arredores e a ajuda das ferramentas e recursos do Open Technology Fund para contornar a censura na Internet.


“Está claro que, ao restringir o acesso aos relatórios baseados em fatos da RFE/RL e VOA, o Kremlin espera manter seus próprios cidadãos no escuro e esconder a verdade”, disse Kelu Chao, CEO interino da USAGM. “O povo da Rússia merece conhecer os fatos sobre os ataques de seu governo à Ucrânia e como o mundo está reagindo. A USAGM continuará a usar seus recursos para trazer à tona informações imparciais neste momento crucial”.


O presidente da RFE/RL, Jamie Fly, disse: “Os jornalistas da RFE/RL na Rússia foram injustamente tratados como ‘agentes estrangeiros’, detidos, e agora suas reportagens precisas sobre uma guerra impopular estão sendo bloqueadas. A RFE/RL continua comprometida em fornecer reportagens objetivas de dentro da Rússia para o povo russo, apesar dessas tentativas ultrajantes de censurar a verdade.”


A diretora interina da VOA, Yolanda López, disse: “A recente ameaça do regulador de mídia russo Roskomnadzor de bloquear a VOA e outros meios de comunicação independentes agora é uma realidade para muitos em nosso público lá. Nossos telespectadores e ouvintes na Rússia merecem acesso ao nosso conteúdo de notícias factuais neste momento crítico, não apenas sobre a guerra em andamento na Ucrânia, mas também sobre todos os eventos globais vitais que afetam suas vidas e ações.


A VOA continuará promovendo e dando suporte a ferramentas e recursos que permitirão que nosso público ignore quaisquer esforços de bloqueio impostos em nossos sites na Rússia. Nossos jornalistas continuarão suas reportagens, um exemplo de imprensa livre em ação”.


Algumas transmissões de rádio, digital e via satélite direto para casa continuam a atingir o público russo, e a demanda por cobertura de VOA e RFE/RL está se intensificando. Por exemplo, entre 24 de fevereiro e 3 de março, os vídeos do Current Time foram vistos mais de 240 milhões de vezes nas plataformas digitais. Além disso, desde a invasão da Rússia, a demanda por conteúdo do Current Time aumentou drasticamente entre os parceiros de transmissão na Rússia, Ucrânia, Moldávia, Letônia, Estônia e Bulgária. Com o aumento em relação à semana passada, existem 261 afiliados agora distribuindo conteúdo do Current Time. Entre 26 de fevereiro e 5 de março, os vídeos do Current Time foram vistos no Facebook 76 milhões de vezes, enquanto os vídeos do Serviço Russo da VOA e do Serviço Russo da RFE/RL foram vistos cerca de 8 milhões de vezes.


De 23 de fevereiro a 2 de março, o serviço russo da VOA registrou quase 17 milhões de visualizações de vídeos em plataformas sociais, um aumento de 159% em relação à semana anterior, enquanto o tráfego do site aumentou 146%. De 23 de fevereiro a 1º de março, o público viu vídeos RFE/RL 436 milhões de vezes no Facebook, 305 milhões de vezes no YouTube e 83 milhões de vezes no Instagram – refletindo aumentos de 265%, 406% e 185%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

1/6