top of page
Buscar

VÍDEO: quatro americanos sequestrados à mão armada em Matamoros, México



Quatro americanos estão desaparecidos no México depois que agressores desconhecidos abriram fogo contra seu veículo pouco depois de entrarem na cidade fronteiriça de Matamoros, informou o FBI.


“Todos os quatro americanos foram colocados em um veículo e retirados do local por homens armados”, informou o FBI.

As autoridades americanas pedem a ajuda da população para identificar os atiradores, enquanto tentam localizar os cidadãos norte-americanos sequestrados que foram emboscados em plena luz do dia.


"Nossos pensamentos estão com as famílias desses indivíduos e estamos prontos para fornecer toda a assistência consular apropriada, e as autoridades americanas estão em contato com as autoridades mexicanas", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

As autoridades acreditam que os quatro podem ter sido levados por engano, segundo a CNN. O embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, disse que um "inocente cidadão mexicano foi tragicamente morto" no incidente.


"Oficiais de aplicação da lei dos EUA de várias agências estão trabalhando com as autoridades mexicanas em todos os níveis do governo para garantir o retorno seguro de nossos compatriotas", disse Salazar.


Matamoros, uma cidade extensa no estado de Tamaulipas, no norte, fica na fronteira de Brownsville, Texas, onde o bilionário Elon Musk construiu sua instalação de lançamento da SpaceX.


A cidade foi assolada pela violência dos cartéis nos últimos anos, com confrontos frequentes entre o Cartel do Golfo – que historicamente a controlava – e os Zetas, que se separaram em 2010.


Nos últimos anos, as autoridades mexicanas também entraram em confronto com os cartéis, envolvendo-se em tiroteios nas ruas. O Departamento de Estado dos EUA adverte os cidadãos americanos contra viajarem para Tamaulipas devido ao risco de sequestro.


“Grupos criminosos têm como alvo ônibus de passageiros públicos e privados, bem como automóveis particulares que viajam por Tamaulipas, muitas vezes levando passageiros e exigindo pagamentos de resgate”, diz o comunicado de viagem do Departamento de Estado.


Matamoros também é um centro para migrantes que buscam entrar nos Estados Unidos, que muitas vezes são vítimas de cartéis. Felicia Rangel-Samponaro, uma cidadã americana que viaja diariamente para Matamoros para trabalhar com crianças migrantes, disse que o incidente foi um lembrete assustador de como a cidade pode ser perigosa.


“Normalmente, esses crimes acontecem contra requerentes de asilo”, disse Rangel-Samponaro ao The National. “Portanto, a maioria dos americanos não ouve falar disso.” O FBI anunciou uma recompensa de $ 50.000 pelo retorno dos quatro americanos.


Um vídeo publicado por David Wolf no Twitter mostra a captura. VEJA:


bottom of page