Buscar

Vítima de infarto é levada do litoral à Curitiba para atendimento médico em apenas 25 minutos


Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez a remoção aeromédica de uma vítima de infarto de Guaratuba até Curitiba nesta sexta-feira (04/02). A ação foi feita por equipes da unidade atuantes no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 e levou apenas 25 minutos.


O Comandante do BPMOA, coronel Julio Cesar Pucci, explica que em condições normais de trânsito, o deslocamento de Guaratuba para Curitiba pela rodovia seria de duas horas, mas com o avião da unidade, o deslocamento foi de apenas 25 minutos. “Isso proporcionou mais conforto e segurança à vítima”, salienta.


De acordo com as informações do BPMOA, o SAMU fez o atendimento inicial de um homem, de 60 anos, que teve um infarto agudo do miocárdio, porém, devido à complexidade do caso, foi necessário solicitar apoio da unidade para fazer o transporte aéreo à capital do estado para atendimento especializado.

Nesta ação, foi utilizada a aeronave Falcão 06, da Polícia Militar, que possui toda a estrutura necessária para dar agilidade na remoção e segurança para a tripulação e para a equipe médica já embarcada.


“Na maioria dos casos que atendemos, cada minuto faz toda a diferença para a vida do paciente, e por isso os trabalhos dos nossos integrantes com os da Saúde devem estar alinhados para que tudo ocorra conforme o planejado, da maneira mais célere e eficiente possível”, ressalta o coronel.


Segundo ele, a aplicação da aeronave tem feito a diferença para ajudar a população em situações diversas. “Com esse avião, atuamos no combate ao crime e prestamos o serviço aeromédico, atendendo as demandas do transporte de órgãos e vacinas, fazendo com que os órgãos estaduais trabalhem de forma integrada para dar mais agilidade e segurança ao cidadão paranaense”, afirma o coronel Pucci.

1/4