Vietnã impõe toque de recolher e evacuações antes do tufão Noru

O Vietnã impôs um toque de recolher e evacuou mais de 800.000 pessoas como um poderoso tufão que inundou vilarejos e deixou pelo menos oito mortos nas Filipinas nesta terça-feira (27) na região central do país.
As pessoas que vivem perto da costa, onde o tufão Noru deve chegar na quarta-feira receberam ordens de se abrigar, disse a televisão nacional VTV. As escolas foram fechadas e os eventos públicos cancelados.
Nas províncias de Da Nang e Quang Nam, um toque de recolher entra em vigor na noite de hoje. Ele proíbe as pessoas de se aventurarem, exceto aquelas em serviço oficial. Voos em cinco aeroportos regionais foram cancelados e o serviço de trem foi interrompido até que o tufão passe.
A agência meteorológica disse que Noru estava com ventos máximos sustentados de 180 quilômetros (111 milhas) por hora. As mortes do tufão no norte das Filipinas no domingo incluíram cinco socorristas que se afogaram na cidade de San Miguel, na província de Bulacan, depois que seu barco virou ao ser atingido por um muro que desmoronou.
Quase 80.000 pessoas foram transferidas para abrigos de emergência, algumas a força, na ilha principal de Luzon, onde muitas aldeias foram inundadas.