Buscar

Você pode destinar parte do Imposto de Renda para os fundos municipais das crianças e idosos



Chegou a hora de fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 e esse ano você pode usar parte do valor do imposto devido para ajudar os Fundos da Criança, Adolescente e Idoso de União da Vitória. Isso mesmo, o procedimento da doação é feito na hora da declaração, onde você pode destinar até 6% do valor sem gastar nada do seu bolso. Você contribui, essa população é beneficiada e o valor é descontado do próprio imposto.


A destinação de parte do imposto é possível para pessoas físicas e na modalidade de declaração completa, não sendo acessível na simplificada, e o próprio sistema calcula, na hora, o valor máximo que o contribuinte pode doar.


Os beneficiados podem ser o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos (FMDI). O procedimento é realizado na hora de fazer a declaração e é muito simples.


Para contribuir, depois de preencher a declaração completa, é só selecionar o fundo e colocar o valor, sendo que é possível destinar 3% para o FMDCA ou até 6% para o FMDI, no caso de pessoa física, já pessoas jurídicas podem doar 1% para qualquer um dos fundos. O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (Darf) e quitar até o dia 29 de abril, último prazo para entregar a declaração do IR.


Com isso, o fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto a pagar, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação. No caso de restituição, quando ela ocorrer, o valor é corrigido pela taxa Selic.

A aplicação dos recursos recebidos pelas doações do Imposto de Renda é aprovada pelos conselhos que, por meio de um plano de ação, determinam onde eles serão investidos.


Esses recursos devem ser aplicados, exclusivamente, nos programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa. Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social.


Portanto, se você já está separando os documentos para fazer a sua declaração, você também pode se preparar para este gesto de cidadania. Na hora de fazer a declaração, doe. E se você é contador, converse com os seus clientes e propague ainda mais essa rede de solidariedade.

1/4