Vulcão Lascar no Chile entra em erupção após em 30 anos inativo

Um vulcão nos Andes, no norte do Chile, ganhou vida no sábado, provocando pequenos tremores de terra e enviando uma coluna de fumaça e cinzas a milhares de metros de altura.
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile informou que o vulcão Lascar se agitou às 12h36. O vulcão enviou "uma coluna eruptiva" de cinzas vulcânicas e gases quentes 6.000 metros acima de sua cratera, disse o serviço.
As autoridades elevaram o nível de alerta para amarelo, indicando atividade vulcânica elevada, e estabeleceram um perímetro sem entrada de 5 km ao redor da cratera. Eles também alertaram o tráfego aéreo sobre a pluma à deriva.

As autoridades mantiveram contato próximo com as autoridades de Talabre, uma cidade a 30 quilômetros do vulcão, para o caso de evacuações serem necessárias. Mas nenhum dano à propriedade foi relatado.
Lascar, com uma elevação de 5.592m acima do nível do mar, fica a 70km de San Pedro de Atacama, um popular centro turístico que atrai visitantes para trekking, astronomia amadora e visitas ao Deserto do Atacama, o lugar mais seco da Terra.
Lascar entrou em erupção em 1993, mas também apresentou menor atividade vulcânica em 2006 e 2015. Mais ao sul, alertas amarelos permanecem em vigor nas regiões ao redor do complexo vulcânico Nevados de Chillan e do vulcão Villarrica.